MAP Mali: plusieurs groupes terroristes neutralisés (armée) MAP Rabat: les enjeux stratégiques des espaces maritimes de l’Afrique atlantique en débats AGP GUINÉE : TENUE D’UN ATELIER SUR LA RÉFORME INSTITUTIONNELLE AGP GUINÉE/FIFA : SÉJOURS À CONAKRY DE LA COORDINATRICE EN GOUVERNANCE FINANCIÈRE AU SEIN DE LA DIVISION ASSOCIATION MEMBRES MAP Le Botswana participe aux Relais mondiaux d’athlétisme prévus les 4 et 5 mai aux Bahamas MAP Le Haut-Commissaire de l’ONU aux droits de l’Homme appelle à mettre fin au conflit au Soudan MAP Réchauffement climatique: la Zambie interdit la production de charbon de bois dans certains districts AIP CAF 2024: Le commissaire général Franck Kié favorable à une sécurisation de l’espace numérique africain face aux cyber attaques AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle 2025 et divers autres sujets à la Une des journaux AIP La Côte d’Ivoire et l’UE font le bilan de l’accord de partenariat dans le domaine de la pêche 2018-2024

Covid-19: “Independentemente do estado em que estivermos é necessário que todos tomem os cuidados” – primeiro-ministro


  3 Novembre      32        Santé (15348),

 

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, alertou esta segunda-feira a todos os cabo-verdianos para, independente do estado que o País ou ilha estiver, a necessidade de “todos tomarem os cuidados” para evitar a propagação do vírus.
O alerta do chefe de Governo ocorreu dois dias depois da publicação da resolução que mantém o estado de calamidade nas ilhas do Fogo e de Santiago e baixa para o estado de contingência as outras ilhas, com a flexibilização de um conjunto de medidas antes impostas, entre elas as relativamente ao funcionamento dos estabelecimentos e a actividade balnear.
O sinal com a manutenção do estado de contingência na maioria das ilhas do País, adiantou o governante, é de que mesmo saindo do estado de calamidade, como aconteceu com a ilha do Sal, as medidas de protecção devem manter-se.
“Portanto o uso de máscaras, que vai ser obrigatório a partir do dia 05, o distanciamento social e a higienização. Independentemente do estado em que estivermos, é necessário que todos tomem os cuidados, particularmente na ilha do Sal, porque estamos a preparar a ilha para o retorno ao turismo e é fundamental que cada um seja o guardião de protecção”, recomendou.
Ulisses Correia e Silva sublinhou que o controlo da pandemia e a retoma da economia para a salvaguarda dos empregos e dos rendimentos “depende sim” das medidas e da fiscalização, “mas sobretudo” do comportamento de cada um dos cidadãos.
“Nós estamos a flexibilizar algumas medidas, mas a mensagem deve ser a mesma. Se já é possível ir aos ginásios de forma controlada, organizada, a mensagem é que seja feito tudo para que não haja transmissões nos ginásios. Se há abertura para ir às praias a mensagem é que se evite ajuntamentos, que as pessoas se protejam, que haja higienização”, exemplificou.
Ulisses Correia e Silva sustentou que com o cumprimento das regras de distanciamento, da higienização e uso de máscaras, o País estará em condições de, num curto prazo, “aliviar ainda mais” as restrições e sair da situação de calamidade nas ilhas do Santiago e do Fogo.
Para já perspectiva uma “retoma efectiva” do turismo nas ilhas do Sal e da Boa Vista a partir de 15 de Dezembro.
Ulisses Correia e Silva adiantou que o Governo tem estado a trabalhar directamente com os principais operadores turísticos, e informou que já há lançamento de ofertas para a vinda a Cabo Verde de voos organizados.
Contudo, o primeiro-ministro não deixa de ver “com alguma preocupação” a retoma do confinamento em alguns países europeus, como a França e a Inglaterra.
“Não deixem de ser preocupantes. Esta gestão da pandemia é uma gestão semelhante à navegação à vista. A situação pode-se alterar de um dia para outro. Por exemplo na Europa estamos a assistir aquilo que esta acontecer, mas também nos EUA, mas há sempre uma janela de oportunidade”, declarou.
De acordo com dados actualizados esta domingos pelas autoridades sanitárias, Cabo Verde conta com 715 casos activos, 7.981 recuperados, 95 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 8.793 casos positivos acumulados.

Dans la même catégorie