MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Desporto-futebol/Empresário Eusébio Mango Fernandes recomenda maior dedicação à formação da camada juvenil


  3 Novembre      46        Sport (12688),

 

Bissau,03 Nov 20(ANG) – O empresário de futebol Eusébio Mango Fernandes, radicado em Portugal, recomenda as autoridades competentes maior dedicação a formação em futebol da camada juvenil guineense.
“Os guineenses têm o talento de futebol na sangue e por isso devemos apostar num trabalho muito mais sério e rigoroso em termos de formação das camadas mais jovens”, sustentou o empresário em entrevista a ANG.
Aquele responsável sublinhou que, o futebol é hoje em dia a indústria mais poderosa do mundo e que movimenta milhões, frisando que, a Guiné-Bissau dispõe de matéria-prima de qualidade e suficiente, e que basta prepará-la para se revelar em qualquer patamar do futebol mundial.

Destacou que o futebol não é apenas dar o chuto na bola, mas sim, uma escola de vida onde os jovens aprendem o espírito de grupo, capacidade de luta, de sofrimento e de solidariedade, e que isso desvia os jovens de outros caminhos, tais como refugiar-se em bebidas, cigarros e drogas.

Disse que o Governo deve aproximar-se muito mais ao futebol e ao desporto em geral de forma a atrair, ainda mais, a camada juvenil para a sua prática.

Mango Fernandes louvou a recente nomeação do ex. capitão da seleção nacional de futebol, Bocundji Cá para as funções de Director Executivo da Federação de Futebol para área de formação.

Disse que todas as pessoas que percebem do futebol devem se unir a volta da actual direcção da Federação de Futebol ,liderada pelo Carlos Teixeira(Caíto), e enterrar o “machado de guerra”,

“Por isso estou muito satisfeito com as recentes nomeações para novas funções na Federação, por parte antigos jogadores da seleção nacional, não só de Bocundji Cá, como de Ivanildo Soares Cassamá, Morreira e Victor Correia”, disse.

Questionado sobre o recente acordo que o seu filho, Joelson Fernandes assinou com o Sporting Clube de Portugal, o empresário disse que levou o miúdo para Portugal com apenas 10 anos tendo entrado para a estrutura do clube leonino com 11 anos.

“O talento do Joelson Fernandes tem despertado interesses de vários clubes europeus Tenho recebido ofertas estrondosas contudo tenho sempre o cuidado de não precipitar as coisas de forma a deixar o jogador crescer de forma saudável”, explicou.

O empresário e pai do jogador disse que, há um ano, recebeu propostas milionárias de Paris Saint Germain, Manchester City, Arsenal, Liverpol, Borrusia de Dortmund e Dínamo de Leipsig com valores que rondam os cinco milhões de euros para a assinatura de contrato e disse que estas formações estavam disponíveis a pagar o direito de formação ao Sporting no valor de 430 mil euros.

“Decidi não transferir o Joelson Fernandes para os referidos clubes, porque acho que não é justo eu ganhar aquele valor e o Sporting Clube de Portugal não levar nada em contrapartida, por gratidão ao clube que o ajudou a chegar ao nível em que se encontra”, disse.

Aquele empresário de futebol sublinhou que estiveram durante quatro meses a negociar com a Direcção do Sporting Clube de Portugal para assinarem um acordo tendo em conta que estava a ser cobiçado de novo pelos grandes clubes europeus, inclusive o Arsenal que avançou com a proposta de 20 milhões de dólares ao SAD leonino.

“Eu tinha dois caminhos, ou assinar o contrato ou entrar em rota de colisão com o Sporting, mas não me interessa entrar em guerras com o Sporting por tudo que este clube fez por mim e para o meu filho”, explicou.

Dans la même catégorie