AMI Séminaire sur le rôle des savants chinguitiens dans le renforcement des relations mauritano-koweitiennes AMI Conseil des Ministres : d’importantes mesures prises pour la relance du secteur des Pêches et la résolution des problèmes socio-économiques des populations de Dakhlet-Nouadhibou AIB Le CSC veut devenir un modèle en matière de port de tenues traditionnelles AIB Des investisseurs russes présentent des projets d’infrastructures au chef de la diplomatie burkinabè MAP Afrique du Sud: saisie d’une importante quantité de drogues au KwaZulu-Natal (police) AIB Burkina/Sissili : la 2e édition de la coupe du directeur provincial des enseignements post primaire et secondaire de la sissili des U17 lancée AIB SNC 2024/Le gouverneur de la région du Sud-Ouest encourage les artistes AIB Burkina : Lancement d’une plateforme de mise en relation d’ouvriers qualifiés et avec des clients pressés AIB Rue des étoiles : Des stèles sur Kwamé Nkrumah pour immortaliser de valeureux citoyens burkinabè, Resp ACI Congo/Culture: La jeunesse édifiée sur la photographie de la scène

Covid-19/Sal: Actuação da PN ao uso obrigatório de máscaras tem sido pedagógica – comandante local


  9 Novembre      54        Santé (15366),

 

Espargos, 09 Nov (Inforpress) – O comandante da Polícia Nacional (PN), no Sal, declarou hoje que a actuação da corporação policial face ao uso obrigatório de máscaras tem sido “de sensibilização”, com “abordagens pedagógicas e educativas” sobre a prevenção da pandemia.
Em entrevista à Inforpress, Orlando Évora explicou que se tratando de uma norma recente, a PN “não está ainda a pôr em prática a aplicação de coimas”, antes, pautando por uma “actuação pedagógica”, chamando igualmente atenção àqueles que fazem a utilização das referidas máscaras de forma incorrecta.
Ciente que a fiscalização não cabe somente à polícia, o comissário defende, entretanto, que esta “educação” para o uso de máscaras faciais, visando uma “melhor segurança sanitária”, deve também ser trabalhada através das escolas, e outras instituições, que não apenas a PN, Protecção Civil ou a Comissão da covid-19, instalada na ilha, já que é “muita gente a ter que ganhar esse hábito”.
“Estamos a fazer um trabalho de fundo, com um plano organizado, junto com os militares (…) a fazer patrulhamentos, sensibilizando as pessoas sobre o uso de máscaras, mas a qualquer momento podemos mudar a nossa forma de actuação, passando para a aplicação de coima, conforme lei”, referiu.
Entretanto, segundo o comandante Orlando Évora, “é notório” que a maioria das pessoas vem usando máscaras na via pública, embora outras, em menor número, têm ainda essa dificuldade.
Nesta medida, o apelo continua no sentido do cumprimento das normas e regras sanitárias, para a “prevenção da saúde de toda a gente, de toda a população cabo-verdiana”.
“Como cidadão, todos devem colaborar, cumprindo com as medidas sanitárias, mostrar que enquanto cidadão está a dar o seu contributo para o desenvolvimento deste País”, aconselhou.
O uso de máscaras ao ar livre passou a ser obrigatório, salvo algumas excepções, desde o dia 05, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas de 1.500 a 15 mil escudos.
Ficam de fora desta obrigação os menores de 10 anos e pessoas com problemas de saúde, aplicando-se a mesma em todo o território nacional, a pessoas em situação de contacto próximo na via pública que não partilhem a mesma residência, embora com excepções também para a prática de educação física com distanciamento social e prática de etiqueta respiratória.
Este regime vai substituir o que estava em vigor desde 02 de Setembro, cujo decreto-lei estipulava o uso de máscara facial nos espaços públicos como um “dever cívico de todos os cidadãos” e que “a actuação das forças e serviços de segurança” teria apenas “carácter pedagógico e orientador”.
O incumprimento da actual obrigatoriedade dá origem a aplicação de coimas, como já se referiu, cujas receitas vão se reverter a favor do Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) e do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP).

Dans la même catégorie