- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

CPLP debate o papel dos institutos nacionais de saúde pública na comunidade

Cidade Praia, 09 Nov (Inforpress) – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promove terça-feira 10, uma videoconferência subordinada à temática do papel dos institutos nacionais de saúde pública da CPLP, a evidência científica e o processo de tomada de decisão política.
De acordo com uma nota de informativa da CPLP, a sessão de abertura será presidida pelo secretário executivo da referida organização, Francisco Ribeiro Telles, acrescentando que este evento realiza-se no âmbito diversos debates para reflexão e partilha de informação sobre a pandemia da covid-19, promovido pela Rede de Institutos de Saúde Pública da CPLP (RINSP-CPLP).
O evento está dividido em dois painéis, sendo que o tema “Cooperação estruturante em saúde: o PECS- CPLP e o papel dos institutos nacionais de saúde pública” contará com as intervenções da ex ministra da Saúde de Portugal, Ana Teodoro Jorge, do ex-ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, e o ex-ministro da Saúde de Moçambique, Paulo Ivo Garrido.
O segundo tema “A missão dos institutos nacionais de saúde pública da CPLP em cenário da pandemia: investigação, comunicação, formação e apoio à decisão”, de acordo como a mesma fonte, participarão os representantes dos institutos nacionais de saúde pública de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor Leste.
A CPLP recordou, por outro lado, que a Rede de Institutos de Saúde Pública da CPLP, constituída em Março de 2011, em Bissau, é um dos “projectos prioritários”, no quadro do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS), na lógica de estruturação das redes de institutos estruturantes.
Esta rede pretende promover “o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas” dos sistemas de saúde pública dos Estados-membros.