AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Covid-19: Cáritas cabo-verdiana procura parceria para continuar com o projecto “Nina”


  13 Novembre      24        Société (44856),

 

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – A Cáritas cabo-verdiana encontra-se à procura de financiamento para dar continuidade ao projecto “Nina” e beneficiar os idosos mais vulneráveis do concelho da Praia com uma refeição “nutritiva e de qualidade” bem como cuidado físico e afectivo.

A revelação foi feita hoje pela presidente da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Graça, Fátima Rodrigues, durante a cerimónia de encerramento do projecto e de atribuição de diplomas aos 35 colaboradores, entre jovens voluntários, antenas e presidentes das cáritas paroquiais da cidade.

O projecto foi elaborado no âmbito do acordo de colaboração entre o Ministério da Família e Inclusão Social (entidade financiadora) e a Cáritas cabo-verdiana, no quadro do programa de emergência para a contenção da propagação do covid-19, e visa a assistência aos mais vulneráveis.

“A nossa ideia é alargar e abranger maior número de beneficiários, porque durante a visita efectuada tivemos solicitações de mais pessoas e constatamos também que existe uma tendência cada vez maior de abandono dos velhos, algo que não era comum na cultura cabo-verdiana”, referiu a presidente, que adiantou que o projecto beneficiou 105 idosos acamados e deficientes durante três meses.

Fátima Rodrigues assegurou que a Cáritas está a fazer “todos os esforços e correr atrás” para conseguir uma nova parceria e prosseguir com o projecto ‘Nina’, de modo a continuar a levar aos idosos uma refeição quente, cuidado físico e afectivo.

Por outro lado, adiantou que pretendem implementar também um outro projecto que visa distribuir kits alimentares, higiene, quarto e cozinha, mais cuidados afectivos e espirituais com mensagem de conforto.

Na ocasião, apelou às instituições a abraçarem e darem as mãos a este projecto para continuar a distribuir marmitas, entre almoço e jantar, aos idosos mais vulneráveis das comunidades da Praia.

Assegurou que durante as visitas efectuadas às comunidades, os beneficiários ficaram satisfeitos e agradeceram o empenho da Cáritas e do Ministério da Família e Inclusão Social.

Por seu turno, o pároco da Nossa Senhora da Graça, Edson Bettencourt, afirmou que é necessário fazer um trabalho e uma “maior reflexão” por parte da sociedade sobre os idosos, sendo que existe uma “certa tendência de abandono” dos idosos, sobretudo na comunidade da Praia.

“O papa Francisco durante o seu pontificado tem estado a realçar os valores dos idosos na vida da família como um património da memória de quem já passou por várias situações na vida e que hoje nos ajuda a viver o presente e o futuro, não só, por uma questão humana e crista, mas que valoriza pessoas da nossa relação que hoje está no limite físico, de saúde ou de locomoção”, mencionou.

Segundo o pároco, como o êxodo rural muitos idosos acabam por sair do seu ambiente normal onde têm “uma certa autonomia” para um ambiente fechado, o que provoca várias situações de “pressão e de falta de cuidados” por parte dos familiares.

“São um conjunto de coisas e de situações que a sociedade deve parar e pensar, que não podemos cuidar só daqueles que materialmente esta a dar algum fruto para a sociedade, mas cuidar dos idosos que permitiram com que aquelas pessoas que hoje estão a dar mais frutos e mais rendimento”, sublinhou.

Toda a logística da confecção das marmitas foi feita com colaboração da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Graça, a partir da cantina do Complexo Educativo Graça da Criança, no Centro Paroquial no Platô.

O projecto, que teve a duração de três meses, custou cerca de três mil contos.

Dans la même catégorie