MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

São Vicente/Uni-CV: Laboratório de enfermagem no Mindelo vem elevar condições para aumento da procura na área da saúde – pró-reitor


  18 Novembre      92        Santé (15315),

 

Mindelo, 18 Nov (Inforpress) – O pró-reitor para área de investigação científica e inovação tecnológica da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) acredita que o laboratório de enfermagem, no Mindelo, vai “melhorar as condições” para aumento da procura na área da saúde.
Conforme Aristides Silva em declarações à imprensa, hoje, à margem do acto de inauguração da infra-estrutura, no Mindelo, devido à pandemia da covid-19, registou-se um “aumento da procura” nas áreas de saúde, que agora pode ser melhorado com o laboratório de enfermagem no polo de São Vicente.
Isto, porque, ajuntou, antes para se efectivar a parte prática do curso havia a necessidade de transporte de manequins da Cidade da Praia, o que “danificava” os equipamentos.
“Com a implementação deste laboratório flexibiliza-se. Ainda temos alguma mobilização, mas é meramente de docentes para especialização de algumas áreas, mas já não estamos a transportar os equipamentos”, sublinhou o pró-reitor, para quem o edifício do ex-liceu Gil Eanes já está a ficar “apertado” para as exigências do curso de enfermagem e assim deverá haver uma “pequena adaptação” do laboratório na Faculdade de Educação e Desporto (FAED), também da Uni-CV.
A representação da coordenação do grupo disciplinar da enfermagem, Odete Mota, considerou, por seu lado, que o laboratório terá um “impacto bastante positivo”, tendo em conta que antes eram obrigados a fazer um “mega planeamento” anual para todos os estudantes terem acesso aos equipamentos.
“Temos um ganho, já que os riscos de danificação são reduzidos e sem contar que acabamos por adquirir novos materiais, que não tínhamos e que irão permitir aos estudantes praticar aqui num contexto mais controlado e depois prestar cuidados de maior qualidade quando estiverem em contexto hospitalar”, defendeu.
Com a estrutura, segundo a mesma fonte, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conteúdos teóricos leccionados, antes de irem para o contexto laboral.
“É uma forma de treinarem a sua destreza, conhecimento e manuseamento, que lhes permite uma bagagem melhor para darem uma resposta melhor em contexto real e colocar as pessoas em menos riscos”, lançou Odete Mota, para quem os estudantes ficam “melhor formados para dar melhor resposta à comunidade”.
O polo do Mindelo, segundo Odete Mota, tem neste momento cerca de 90 alunos distribuídos do primeiro ao quarto ano do curso de enfermagem.
O acto de inauguração contou ainda com a presença do ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, em representação do Governo, que apelou para que o laboratório seja “bem tratado” pela universidade, pelos responsáveis e pelos alunos, para que futuras gerações possam também tirar proveito dos equipamentos.
“Para podermos continuar a formar na área da saúde, e especificamente na enfermagem, com maior qualidade e maior número de pessoas”, disse o governante, adiantando que a estrutura é “mais uma prova do empenho do Governo na investigação”.
A cerimónia decorreu ainda virtualmente na Cidade da Praia, contando com as intervenções da reitora da Uni-CV, Judite Nascimento, e do embaixador do Japão em Cabo Verde, Arai Tatsuo, como representante deste país que financiou o laboratório.
O financiamento do Japão está orçado em 76.275 euros, cerca de 8.410.400 escudos.

Dans la même catégorie