MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre) APS SENEGAL-SOCIETE / Plaidoyer pour que le 26 septembre soit déclaré jour férié ANP Lutte contre la délinquance financière : Près de 43 milliards de CFA recouvrés par la CoLDEFF à la date du 19 avril

São Vicente: Ministra prevê final das obras de reabilitação de Baía das Gatas para Janeiro de 2021


  19 Novembre      31        Société (45067),

 

Mindelo, 19 Nov (Inforpress) – A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, disse que o Governo está a “fazer tudo” para ter as obras de reabilitação de Baía das Gatas prontas em Janeiro de 2021.

As obras de Baía das Gatas, que se enquadram no Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), estão a avançar e já está resolvido o problema de drenagem das águas pluviais, que invadiam todo o areal, conforme Eunice Silva, avançou a ministra no seguimento de uma visita esta quarta-feira ao local.

Neste momento, segundo a mesma fonte, os trabalhos estão na orla propriamente dita com obras na área de campismo, estacionamento de carro, de lazer e balnear.

“Vamos aguardar as obras do Terminal de Cruzeiros, que começa em Janeiro e vamos dragar areia para Baía das Gatas”, informou a governante, adiantando que a estância balnear vai ficar um “lugar muito bonito” e o que o Governo está a “fazer de tudo” e a dialogar com o empreiteiro para ter a sua finalização em Janeiro de 2021.

Questionada sobre a anterior finalização antes comunicada para Dezembro deste ano, Eunice Silva assegurou que o tempo das obras é de “referência” e “não definitivo e dependem das circunstâncias vividas”.

“Em termos de disponibilidade de tempo, em termos de coisas que acontecem como a caso da pandemia, como o caso dos recursos, como caso de força maior que pode acontecer e da própria capacidade da empresa em responder”, considerou a mesma fonte, acrescentando haver neste momento, em São Vicente, falta de mão-de-obra especializada no sector de construção.

A ministra visitou ainda, no Mindelo, o projecto “Outros Bairros” em Alto Bomba, Monte Sossego, enquadrado também no PRRA e que tem, segundo a mesma fonte, como uma das vertentes “mais importante” o facto de envolver as comunidades, “que decidem o que deve ser feito”.

“Podemos dizer que o projecto tem uma forte componente social, económica e cultural”, sublinhou Eunice Silva, adiantando que, além de Alto Bomba, o projecto está a trabalhar na fase de sensibilização em Fernando Pó e Covada de Bruxa, também em São Vicente, e vai ser replicado em outras comunidades em Cabo Verde.

O programa Outros Bairros além de trabalhar em outras valências para reabilitação da comunidade de Alto Bomba, trouxe cinco mulheres de São Nicolau, com especialização em calçadas e que estão a formar outras 15 mulheres, que devem trabalhar em Baía das Gatas.

Eunice Silva visitou ainda as obras de construção de moradias sociais em Portelinha e pretendia visitar ainda hoje, no Mindelo as obras da clínica ambulatorial do Hospital Baptista de Sousa e do Centro de Terapia Ocupacional em Ribeira de Vinha, mas que desmarcou devido a falta de tempo para a viagem a cidade da Praia.

Antes disso, a ministra esteve nos últimos dias em Santo Antão a auscultar o andamento de “obras estruturantes” nos três concelhos da ilha.

LN/CP

Dans la même catégorie