- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Maio: Edilidade anuncia redução na tarifa mensal dos transportes escolares para alunos do 1º e 2º ciclo

Praia, 20 Nov (Inforpress) – Os alunos do 1º e 2º ciclo da Escola Secundário Horace Silver passam, a partir de 01 de Dezembro, a usufruírem de um desconto de vinte e cinco por cento, na tarifa mensal nos transportes escolares.

De acordo com a Câmara Municipal do Maio, a decisão vem na sequência da redução da carga horária para esses alunos, passando de seis para três dias de aulas semanais, por isso, os pais e encarregados de educação passam em vez de pagarem 1.200 escudos, em vez de 1.500 escudos mensal.

Contudo, informa a edilidade maiense na sua conta na rede social, esta medida não abrange os alunos do 3º ciclo, tendo em conta que os mesmos frequentam as aulas durante a semana, sem interrupção.

O vereador da Educação, Emílio Ramos, destaca que essa medida visa “adequar os custos mensais para as famílias com os transportes escolares à realidade actual, marcada pela pandemia da covid-19” porque, sublinhou, neste contexto, “não seria de todo justo que as famílias continuassem a pagar a tarifa anterior, sabendo que houve uma redução na frequência das aulas”.

Emílio Ramos garante que a autarquia vai trabalhar junto do Governo, através da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) e outros parceiros, para que “não haja sobressaltos em termos de sustentabilidade dos serviços”, procurando encontrar uma forma de compensar essa perda de receitas.

A autarquia maiense renovou a sua frota, em 2018, através da aquisição de dois novos autocarros.

Segundo o responsável pelo pelouro da Educação, na sua política municipal, a edilidade trabalha para que todos os alunos das localidades do interior da ilha tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino e aos transportes escolares, com impacto positivo nos resultados académicos.