MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre)

Centro de comando de São Vicente vai resolver “problemas sérios” de operacionalidade – Paulo Rocha


  1 Décembre      18        Société (45067),

 

Praia, 01 Dez (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, garantiu, no Mindelo, que o Centro de Comando da Polícia Nacional em São Vicente, inaugurado na tarde de hoje, vai resolver “problemas sérios” de operacionalidade.
Considerando um “momento ímpar” para todos, o ministro, que discursava durante o acto de inauguração, sublinhou que se pensou e se desenhou este projecto para São Vicente “apropriando-se de um dos mais modernos conceitos, que existe a nível de segurança no mundo”.
Um projecto de segurança, segundo a mesma fonte, “verdadeiramente ambicioso” que vai “resolver problemas sérios de operacionalidade”.
“Este objectivo apresenta-se centrado na dissuasão de comportamentos anti-sociais, do cometimento do crime e da antecipação das ocorrências, conferindo rapidez e eficácia na resposta, visando tornar a sociedade mais segura, pacífica e ordeira”, classificou.
Conforme explicou Paulo Rocha, o centro possui uma sala de comando e controlo equipada com tecnologia de “alta complexidade, pioneira no País”, para onde convergem as imagens captadas pelas câmaras de vídeo-vigilância e que podem ser armazenadas até 30 dias.
Assim também no centro, convergem as comunicações inter-operacionais, que permitem aos presentes na sala saber onde estão os meios operacionais e as câmaras de vídeo-vigilância de forma a “gerir melhor” os meios no terreno e as chamadas de emergência dos cidadãos.
Para além disso, o centro abriga uma sala de gestão de crise, onde pode ocorrer reuniões de coordenação de crises “mais complexas, que demandam decisões rápidas e eficazes”, completou.
As câmaras colocadas no espaço urbano, di-lo Paulo Rocha, não servem apenas para detectar e antecipar crimes, mas associadas à uma “actuação concertada e integrada”, servem para fins de utilidade para diversos serviços.
“Os efectivos contribuem diariamente para solucionar dificuldades encontradas pelos cidadãos no seu dia-a-dia, desde acidentes ou controlo do trânsito às questões de saneamento, por exemplo”, elucidou, garantindo que isso só é possível graças ao trabalho de “profissionais bem treinados”, que tiveram formação em duas vertentes, parte técnica e tecnológica e de gestão operacional de incidentes.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu a cerimónia, considerou, por seu lado, que todo o centro é um “investimento determinante, relativamente à forma como se operou até agora e que se deve operar a partir desta”.
“Colocamos tecnologia do mais alto nível, moderna, ao serviço da segurança dos cidadãos, do património e do apoio à paz social, que todos nós devemos preservar cada vez mais”, sublinhou o chefe do executivo, para quem o projecto tem um impacto “muito positivo” no dia-a-dia e que foi comprovado com o sistema colocado na cidade da Praia há mais de um ano.
“Permitem detectar, prever, prevenir, persuadir e agir com factos e provas quando for necessário ir para a parte judicial”, disse Ulisses Correia e Silva, adiantando que a protecção de dados e a privacidade está garantida pela lei, podendo os cidadãos ficar “tranquilos”.
No evento discursou ainda o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, para quem o projecto Cidade Segura se assume como uma “marca urbana de qualidade extraordinária”, cujo objectivo principal é “reforçar o sentimento de segurança e de pertença”.
O projecto Cidade Segura, financiado pelo Governo chinês, destina-se às ilhas como São Vicente, Santiago, Sal e Boa Vista, sendo que o orçamento para São Vicente atingiu cerca de 505 milhões de escudos.
Foi desenvolvido, conforme informações do Governo, com o intuito de dotar os principais centros urbanos do país de uma estrutura de segurança pública que permite abordar as questões securitárias numa óptica preventiva e reactiva, com maior eficiência e eficácia, de modo a contribuir para a segurança pública, responder atempadamente a emergências, diligências policiais e controlo da circulação de transportes.

Dans la même catégorie