- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Santiago: Governo e edilidade acreditam que o centro de formação do Tarrafal vai criar oportunidades para jovens locais

Praia, 03 Dez (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal afirmaram que o Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP), inaugurado oficialmente, vai criar oportunidades para os jovens desse município do interior de Santiago.
O também titular da pasta das Finanças, Olavo Correia e o novel autarca José dos Reis manifestaram essa convicção à imprensa esta quarta-feira após o acto da inauguração oficial do CEFP do Tarrafal, sito no ex-Centro de Saúde local, num investimento do Governo através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Cooperação Luxemburguesa e edilidade tarrafalense.
“Temos estado a trabalhar no sentido de criar todas as condições em todos os municípios de Cabo Verde para que os jovens possam ter acesso à formação na proximidade, sem burocracia, sem muitos custos nos transportes, com formação certificadas e com qualidade e na proximidade para aproveitarem do mercado no município, mas também em todo Cabo Verde e no mundo”, assegurou Olavo Correia.
É que, segundo a mesma fonte, o Governo tem por obrigação trabalhar em parceria com as câmaras municipais, e, neste particular, com a do Tarrafal, para que possam criar tais condições para os jovens.
Aliás, afirmou que este evento demonstra, claramente, este sentido de parceria, mas também da utilidade deste espaço para o presente e o futuro dos jovens deste município do interior de Santiago que vão receber formação em várias áreas, sobretudo no turismo.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, disse que tendo em conta que o município tem vocação turística e com perspectiva de crescimento, assegurou que não tem dúvidas que a chegada dessa instituição de formação profissional que principiou as actividades no mês de Fevereiro é uma “mais-valia” para Tarrafal.
É que, segundo ele, o investimento no capital humano e na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na juventude é com certeza um investimento no futuro.
Daí, segundo ele, a autarquia vê este centro como uma oportunidade para que possam alinhar toda a estratégia do desenvolvimento do município ao daquela instituição de formação profissional.
Na ocasião, José dos Reis comprometeu-se em trabalhar em parceria com o Governo para que possam desenhar o “caminho do futuro”, que a seu ver passa pela formação e preparação, para que juntos possam efectivamente criar oportunidades de emprego e rendimento para os jovens e para as famílias.
Durante a entrevista, José dos Reis reiterou o compromisso da sua equipa para com as áreas da formação profissional e a juventude nos próximos quatros anos.
Intervieram ainda no acto da inauguração do referido espaço o encarregado de Negócios da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, Thomas Barbancey, que manifestou a disponibilidade desse país europeu para continuar a trabalhar o IEFP na descentralização dos seus serviços e o presidente do conselho directivo do IEPF, Paulo Santos, que lembrou aos jovens tarrafalenses que o investimento foi feito para eles e instou-os a desfrutarem do mesmo.