AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

lha do Sal: Controladores optimistas quanto à retoma dos voos e tráfego aéreo em Cabo Verde


  8 Décembre      63        Société (44856),

 

Praia, 08 Dez (Inforpress) – O presidente da Associação de Controladores de Tráfego Aéreo de Cabo Verde mostrou-se hoje optimista quanto à retoma dos voos e tráfego aéreo no País, defendendo novas formas de treino para os profissionais da área.
Paulo Cabral fez essas declarações no âmbito do Dia Internacional da Aviação Civil, que se assinala hoje, data que tem como propósito ajudar a reforçar a conscientização em todo o mundo da importância do sector para o desenvolvimento socioeconómico dos países.
Perante a situação de pandemia da covid-19, Paulo Cabral disse, entretanto, que já se nota a presença de “algum tráfego” no espaço aéreo de Cabo Verde, na FIR Oceânica do Sal o que, conforme sublinhou, traz “algum alento”.
“O sentimento dos controladores de tráfego aéreo é de muita esperança, já se nota a passagem de algum tráfego nos céus de Cabo Verde e estamos mesmo optimistas relativamente a uma rápida retoma dos voos e do tráfego aéreo aqui no País”, manifestou.
Paulo Cabral explicou que há períodos do dia em que se verifica mais ou menos tráfego de aeronaves, no entanto, o horário de pico, que normalmente é na madrugada, tem mostrado, pelo menos para o trabalho do controlador, “algum aumento” quanto ao número de voos que passam na FIR Oceânica do Sal (região de informação de voo).
A FIR é um espaço aéreo delimitado verticalmente desde o chão ou nível médio do mar até o ilimitado e lateralmente pelas FIR de Dakar (Senegal), Ilhas Canárias e Santa Maria (Açores).
“Neste momento conseguimos sentir alguma dinâmica. As aeronaves que estavam completamente paradas já retomaram os voos, com uma certa regularidade, nomeadamente Air France, Portugal (…)”, explicou.
Num tempo marcado pela pandemia, Paulo Cabral sublinhou que a conjuntura obriga a uma reflexão, no sentido de todos juntos fazerem com que a aviação se restabeleça de forma “mais planificada”, já que contribui “enormemente” para o desenvolvimento socioeconómico do País, bem como uma “forte aposta” na capacitação dos profissionais da aviação civil.
“Mais capacitação para os técnicos e instâncias como a AAC e também para a ASA. Enquanto controladores, neste momento a nossa maior preocupação prende-se com o treino e motivação dos profissionais da área já que tivemos todo esse tempo parado por causa do pouco tráfego, provocado pela pandemia ”, exteriorizou.
“A gestão do sistema de controlo do tráfego aéreo deve criar novas formas de treino, sistemas de avaliação e desempenho, para o melhoramento da classe profissional”, sintetizou.
Este dia foi comemorado originalmente a 7 de Dezembro de 1994, em celebração dos 50 anos da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional.
Dois anos depois, em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 7 de Dezembro de modo oficial como o Dia Internacional da Aviação Civil.
Até 2023, o tema é “Avançando a inovação para o desenvolvimento da aviação global”.

Dans la même catégorie