MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

CPLP/Conselho de Ministros deve aprovar novo acordo-sede que isenta organização do pagamento de impostos


  8 Décembre      24        Politique (25163),

 

Bissau, 08 Dez 20 (ANG) – O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá aprovar, na quarta-feira, um novo acordo-sede com Portugal, que permite à organização várias poupanças, nomeadamente em impostos e taxas, disseram os seus responsáveis.

“O novo acordo sede da CPLP é um dos assuntos que vai estar na agenda do próximo Conselho de Ministros”, que se realiza na quarta-feira, confirmaram à Lusa o embaixador de Cabo Verde em Lisboa, país que tem a presidência rotativa da organização até Julho de 2021, e o secretário-executivo da comunidade.

“Um acordo mais justo para a CPLP”, que passa a ter direitos e deveres iguais aos de outras organizações internacionais também com sede em Portugal, considerou o diplomata Francisco Ribeiro Telles, em declarações à Lusa, referindo que o acordo não tem efeitos retroactivos.

“A CPLP vai fazer 25 anos, é uma organização que está sediada em Lisboa, talvez das mais antigas. Posteriormente, já outras se instalaram em Portugal e estabeleceram com o Estado hospedeiro um acordo que prevê uma série de disposições”, não aplicadas à CPLP, explicou.

“Portanto, o que se trata neste novo acordo sede é de actualizar aquilo que foi assinado há 25 anos entre o Estado [onde fica a sede da organização] e a CPLP, para que esta possa vir a ter os mesmos direitos e os mesmos deveres que as outras organizações internacionais sedeadas em Lisboa”, afirmou.

Alguns dos direitos que a CPLP passa a ter é o de isenção de impostos.

“Fica isenta de impostos directos e indirectos, e de taxas alfandegárias”, o que representa poupanças significativas, reconheceu Ribeiro Telles, dizendo, porém, que o valor das mesmas ainda não está calculado.

A CPLP “poderá beneficiar em termos financeiros e económicos” deste acordo, “tanto como as outras organizações internacionais” sediadas em Portugal, sublinhou.

“Portugal apresentou a sua proposta e esta vai agora a apreciação e eventual aprovação do Conselho de Ministros” da CPLP, explicou o diplomata, recordando que quando assumiu o cargo, uma das coisas que lhe foi transmitida, quer pela sua antecessora, a são-tomense Maria do Carmo Silveira, quer pelo anterior secretário-executivo moçambicano Murade Murargy, foi que se poderia fazer alguma coisa em relação à negociação de um novo acordo sede com Portugal, um assunto no qual tinham batalhado durante os seus mandatos, mas sem sucesso.

A ideia passada a Ribeiro Telles pelos seus antecessores era que talvez com um secretário-executivo português houvesse “melhores condições para avançar” e “avançou”, disse o diplomata.

Caso a proposta seja aprovada no Conselho de Ministros de quarta-feira, o acordo poderá depois ser assinado pelo secretário-executivo, do lado da CPLP, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, do lado de Portugal, sem precisar de ir à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, podendo, assim, entrar em vigor ainda este ano.

Para o embaixador de Cabo Verde em Portugal, este não é um assunto “polémico” na agenda do Conselho de Ministros “até porque já foi apreciado ao nível do Comité de Concertação Permanente [onde se reúnem mensalmente os embaixadores dos Estados-membros da CPLP em Portugal] e este congratulou-se com o acordo alcançado”.

“Isto muda muita coisa para os trabalhadores e para a organização em si”, considerou Eurico Monteiro.

Pelo acordo ainda em vigor, a “CPLP era tratada como uma entidade normal no território português”. Deste modo, tinha sempre alguma “resistência” em observar regras que se aplicam a uma entidade “privada estrangeira colocada em território português”.

“O que agora se vem fazer é atribuir um estatuto [à CPLP] que se atribui às entidades políticas com representação diplomática no território português e, portanto, passa a ter um conjunto de benefícios fiscais, de isenções, que são atribuídas a outras organizações”, sublinhou.

A CPLP integra nove Estados-membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Dans la même catégorie