APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice)

Governo de Cabo Verde acredita que em 2021 haverá condições para efectivação da zona livre de comércio africana


  9 Décembre      61        Economie (20806), Politique (25158),

 

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde acredita que em 2021 haverá condições para a efectivação da zona livre de comércio africana (ZLEC), disse hoje à Inforpress o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.
As declarações foram prestadas à margem da inauguração de um painel informativo com imagens e texto que fazem o resumo da história da antiga hidrobase da Aéropostale, uma companhia de aviação pioneira fundada em 1919, na França, localizada em Calheta de São Martinho, Ribeira Grande de Santiago.
O governante fazia assim o balanço da 13ª e 14ª sessão extraordinária da Assembleia da União (UA) Africana, que aconteceu por videoconferência, nos passados dias 05 e 06 de Dezembro.
“Tínhamos dois pontos importantes na ordem do dia: um primeiro, que tinha a ver com a questão comercial, a zona do comércio livre continental africana, que é importante e depois, também, falamos de um projecto da União Africana, desde 2013, o calar das armas em África”, afirmou.
Sobre o assunto do segundo ponto, o chefe da diplomacia cabo-verdiana realçou que se trata de um esforço que é feito pela Comissão da União Africana, pelo Comissário que tem a pasta da Paz e da Segurança, mas que, infelizmente, continua a haver muitos conflitos e muitos problemas no continente.
Quanto à zona de livre comércio continental africana, Luís Filipe Tavares relembrou que Cabo Verde já rectificou e entregou os documentos na sede da União Africana em Addis Abeba, Etiópia, e que se está, neste momento, na fase de negociações comerciais.
“Temos uma equipa técnica comercial coordenada pelo Ministério da Indústria, Comércio e Energia, com vários técnicos nacionais e vamos continuar a negociar para que de facto a zona de livre comércio possa também se efectivar aqui no nosso país. Vão começar agora as transacções comerciais, há cerca de 80% dos produtos que já foram acordados ou negociados”, acrescentou.
O governante frisou que há um acordo comercial nessa matéria, mas que ainda existem vários aspectos que terão que ser afinados, como as regras de origem, as pautas e outros instrumentos técnicos que estão a ser negociados neste momento pelas equipas técnicas dos 55 países membros da União Africana.
“É um processo multilateral, envolve todos os países membros da União Africana. Neste momento, é importante dizer que grandes países já depositaram na sede da UA os instrumentos de ratificação, ou seja, ratificaram os instrumentos mais importantes, vamos continuar a fase negocial”, complementou.
Finalizando, Luís Filipe Tavares disse acreditar que em 2021, entre Junho, Julho e Agosto, estar-se-á em condições de efectivar essa zona de livre comércio continental africana, que “é muito importante para a integração regional em África”, segundo o diplomata.

Dans la même catégorie