AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan MAP Soudan: 391 décès dus au choléra et à la dengue ANP Le CNSP et les syndicats étudiants échangent sur la situation et les défis du secteur de l’éducation au Niger MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott

Luta Contra Corrupção/Associação Anti-Corrupção entrega Manifesto à Assembleia Nacional Popular


  9 Décembre      55        Société (45053),

 

Bissau 09 Dez 20 (ANG) – A Associação Guineense Anti-Corupção entregou hoje um manifesto sobre a situação da corrupção no país à Assembleia Nacional Popular (ANP), na qual sugere as medidas que o Estado deve tomar para mudar a situação .

Em declarações à imprensa depois do encontro com o Presidente da ANP e os líderes das bancadas parlamentares, o presidente da referida organização disse que escolheram o hemiciclo primeiro por ser um órgão legislativo representante do povo.

Joel Aló Fernandes disse que depois o documento vai ser entregue à outros órgãos da soberania nomeadamente, o Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas ,Governo e a Presidência da República.

Afirmou que a situação da corrupção na Guiné-Bissau atingiu um nível muito elevado envolvendo todos os sectores sociais por isso o lema da Associação é a “Transparência, Boa Governação e a Democracia”.

“Hoje os jovens não sabem como obter um emprego porque não existe concurso público e as pessoas entram na função pública a calhar. Deve haver transparência quando existir uma vaga para o emprego”,disse Aló Fernandes.

Ao se dirigir aos membros da Associação Guineense Anti-Corrupção, o Presidente da ANP Cipriano Cassama disse que o parlamento não tem só a função de legislar mas também de fiscalizar instituições do Estado ou da República, e que é nesse quadro que tem de aceitar colaborar sobretudo no que tem a ver com a luta contra a corrupção.

“A corrupção tem o seu perigo. Trás o subdesenvolvimento .As portas dessa casa estão à vossa disposição e peço desculpas à Associação por entregar, já há um ano, o documento na ANP mas não tem havido seguimento do mesmo », disse.

Cassamá lembrou que já existem leis sobre a corrupção, acrescentando que, o problema está na aplicação das mesmas, e recomenda aos membros da Associação a continuarem o seu trabalho tendo prometido apoiar para que a mesma possa ter mais visibilidade no país e no exterior.

Dans la même catégorie