AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Inacep/Director consegue levantamento da greve dos funcionários


  10 Décembre      118        Médias (2792),

 

Bissau, 10 Dez 20 (ANG) – O Director-geral da Imprensa Nacional (INACEP) pede aos funcionários para se reflectirem sobre a situação da empresa, que herdou com zero francos no cofre.

Em entrevista exclusiva à ANG em que falou do levantamento de grave do pessoal da empresa, Bamba Banjai afirmou que, quando chegou em Maio, a empresa não tinha nada na sua conta bancária e tinha todas as contas negativas, com equipamentos estragados e péssimas condições de trabalho.
Sustentou que essa situação coincidiu com o período de início da pandemia da covid-19, em que toda a economia, não só do país mas do mundo inteiro parou, e todos os clientes tradicionais da empresa suspenderam as encomendas de trabalho, porque também estavam parados no momento, o que provocou a perda de receitas.

« Mesmo com esta situação fizemos exercícios e conseguimos pagar três meses de salário. Na conversa que temos ontem com os funcionários depois de assinarmos um acordo com a CETIS(uma empresa gráfica de Eslovánia) que vai prolongar o contrato por mais dez anos, entre alguns pontos de memorando de entendimento, informamos que pedimos o adiantamento de três meses de salário. Talvez até final da próxima semana vão nos pagar os meses de Setembro, Outubro e Novembro”, disse.

Banjai acrescenta que pediu que se levante a greve porque hoje vai ser aprovado no Conselho de Ministros, novo estatuto da INACEP, após 42 anos de utilização de um Estatuto da época colonial.

Adiantou que vai ser um estatuto moderno que permite a entrada de mais paceiros na empresa para poder desenvolver o trabalho.

De acordo com director da INACEP, a assinatura de acordo com CETIS vai ajudar a INACEP a resolver muitos problemas, por isso segundo referiu, pede calma aos funcionários.

“Tudo vai se resolver , a situação não está fácil, não só para a Inacep mas também para todas as empresas no mundo, por causa do coronavírus. Mesmo assim há parceiros que querem ajudar a resolver os problemas da Inacep, ao nível de equipamentos, infraestruturas, recursos humanos e dívidas contraídas pela empresa”, referiu.

Realçou que após dois dias de negociação o sindicato, na tarde de quarta-feira veio a comunicar o levantamento da greve porque “pensaram no bem da empresa”.

Dans la même catégorie