AIP La monétisation des créations culturelles à l’ère numérique représente un défi majeur (Ministère) ATOP Cinkassé : des femmes et des jeunes des Savanes se forment sur les mécanismes d’alerte précoce à Timbou ATOP Lutte contre les incendies dans les marches du Grand Lomé : l’étape du marché d’ « Akodessewa Djidjénou » termine la tournée de sensibilisation de la ministre Mivedor-Sambiani ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires

Agenda política da CPLP no domínio do ensino superior contempla garantia de qualidade como eixo prioritário – Ribeiro Telles


  10 Décembre      22        Politique (25169),

 

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – O secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, afirmou hoje que a agenda política da CPLP no domínio da ciência, tecnologia e ensino superior contempla a garantia de qualidade como eixo temático prioritário da cooperação multilateral.
O embaixador falava na abertura da conferência internacional virtual sobre “Sistema da garantia da qualidade de ensino superior no espaço da CPLP: pressupostos e estratégias de avaliação e regulamentação”, promovida pela Agência Reguladora de Ensino Superior (ARES) de Cabo Verde.
Francisco Ribeiro Telles disse que falar da avaliação e garantia da qualidade no ensino superior obriga a uma reflexão sobre a missão e a função social do ensino superior bem como os seus principais desafios tanto no contexto global como da comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP) de que se destaca a democratização do acesso, da permanência e do sucesso.
A relevância social dos cursos, o estímulo à investigação científica e tecnológica, a ampliação da rede de instituições do ensino superior, a redução das desigualdades regionais, a formação de qualidade, a inclusão social, a qualificação dos profissionais docentes e a garantia de financiamento foram outros desafios apontados pelo embaixador.
“Em síntese esses desafios traduzem em duas preocupações essenciais. Por um lado, o sentido da pertinência social do ensino superior perante os desafios da actualidade e por outro lado a necessidade de assegurar o equilíbrio entre a oferta formativa e garantia da sua qualidade”, explicou.
Neste sentido salientou que ciente da complexidade desses desafios a agenda política da CPLP no domínio da ciência, tecnologia e ensino superior projecta no sentido do estabelecimento da capacidade institucional e científica e tecnológica dos estados membros e contempla a garantia da qualidade como eixo temático prioritário da cooperação multilateral.
“A CPLP parte do pressuposto que o ensino superior é um elemento estratégico e factor decisivo transversal a todas as áreas que concorrem para o desenvolvimento sustentável, para o fomento da autonomia intelectual, técnica, tecnológica e científica e para o aumento de produtividade económica como bem atestam o plano estratégico de cooperação multilateral”, anotou.
O secretário executivo da CPLP disse esperar que, desse encontro, que reúne entidades reguladoras de todos os países da comunidade, saiam elementos que contribuam para alcançar o desafio da criação do fórum especializado das agências de avaliação do ensino superior da CPLP e que as conclusões sejam práticas.
A abertura do encontro contou também com a presença do secretário de Estado cabo-verdiano para a área de inovação e formação profissional, Pedro Lopes, em substituição do ministro da Educação, Amadeu Cruz.
Pedro Lopes realçou o facto de o evento estar a acontecer num cenário desafiador com mudanças sociais, económicas e tecnológicas que vão influenciar o ensino superior nos países membros da CPLP.
“Esta conferência internacional veio em boa hora. É importante reforçarmos e discutirmos a qualidade do ensino superior nos nossos espaços da CPLP”, disse, realçando a importância do digital neste mundo em mudança.

Dans la même catégorie