- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

PAICV considera isenção de taxa de saúde e tarifas sociais de água e energia de “medidas eleitoralistas” do Governo

Praia, 15 Dez (Inforpress) – A presidente do PAICV considerou as medidas do Governo que isentam a taxa de saúde a algumas categorias sociais e aplicam tarifas sociais de água e energia, a quatro meses de eleições, como “eleitoralistas” e com uma “grande carga de demagogia e populismo”.
Janira Hopffer Almada fez essa apreciação em declarações à imprensa, quando convidada pelos jornalistas, no âmbito do II Encontro Nacional dos Autarcas do PAICV, a opinar sobre as medidas tomadas pelo governo que isentam certas categorias de pessoas e classes do pagamento de taxas moderadoras na saúde e aplicação de tarifas sociais de água e energia.
“A taxa moderadora de saúde constou da plataforma do MpD nas eleições de 2016, com o país a crescer cinco vezes mais, não o fizeram durante todos esses anos, e porque só agora no período eleitoral o vão fazer”, questiona a líder do PAICV, chamado a atenção da população para “artimanhas eleitoralistas”.
Conforme a líder do PAICV, a tarifa social de água e energia consta, pelo menos, de três Orçamentos do Estado.
Quanto às medidas, Janira Hopffer Almada explicou que com a tarifa social de água e energia a família carenciada deve ter “apenas uma lâmpada em casa”, pois, se tiver um ferro ou um frigorífico já não entra na tarifa social.
Ainda na sua opinião, a taxa de re-ligação mostra que as pessoas cobertas com taxa social não estão a conseguir pagar as dívidas.
PC/JMV
Inforpress/Fim