AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Artesanato: Veterano insta jovens artesãos a apostarem na criatividade e inovação


  22 Décembre      27        Société (44866),

 

Cidade da Praia, 22 Dez (Inforpress) – O mestre-artesão Gustavo Duarte instou hoje os jovens artesãos a dedicarem-se a “sério” ao artesanato, assumindo o ramo como uma profissão, ter imaginação, criatividade e, acima de tudo, inovação.

Gustavo Duarte falava à imprensa, à margem da inauguração da sua exposição “Artesanato Amigo do Ambiente”, que se encontra patente ao público no Salão do Munícipe, nos Paços do Concelho da Praia.

Nas suas declarações, este artesão, que já conta com 45 anos de estrada, defendeu que as pessoas que estão nesta área deverão ser as próprias a criarem os seus empregos com o artesanato, acrescentando que “com inovação tem sempre coisas novas”.

Gustavo Duarte ressaltou ainda que há em Cabo Verde jovens com talento para o artesanato, mas afirmou que falta distinguir o que é artesanato.

“Nós, neste momento, temos trabalhos manuais e temos artesanato. Há quem confunda uma coisa com outra. Artesanato é uma coisa nata. É algo que nós inventamos, não é uma coisa copiada. Nos trabalhos manuais compra-se toda a matéria-prima e monta-se. No artesanato, a pessoa parte do nada para o todo, cria-se a matéria-prima”, explicou.

Este artesão experiente lamentou ainda o facto de perceber que em Cabo Verde o artesanato teve um retrocesso.

“Cabo Verde já teve melhor artesanato do que aquele que temos agora. Eu vivi naquela altura, estive a frente do artesanato naquela altura onde ganhamos prémios com o que se fazia. O nosso artesanato na altura tinha a nossa identidade”, continuou.

Gustavo Duarte disse ainda que hoje há mais quantidade do que qualidade.

O mestre Gustavo é um artesão de nível superior certificado, com mais de 45 anos de carreira. Já esteve em vários países para exposições e para também ensinar a sua técnica.

Ao longo dos tempos tem recebido vários prémios e distinções a nível nacional e internacional, inclusive do Museu Smithsonian, nos EUA.

A exposição “Artesanato Amigo do Ambiente” pretende evidenciar as possibilidades de reciclagem e aproveitamento de matérias-primas encontradas na natureza, mas também de materiais de uso quotidiano descartados transformados, com técnica e criatividade, em arte.

GSF/JMV

Dans la même catégorie