AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Programa de apoio aos agricultores prevê atingir 60% de penetração de rega gota-a-gota a nível nacional -PM


  22 Décembre      45        Agriculture (4121),

 

Pedra Badejo, 22 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro anunciou hoje que o programa de subvenção de instalação do sistema de rega gota-a-gota, num montante de 120 mil contos, prevê atingir 60 por cento (%) ou mais de penetração de rega gota-a-gota a nível nacional.

“Estamos num momento muito importante e que comprova a nossa aposta forte no desenvolvimento da agricultura, ou seja, uma agricultura inteligente, assim como classificamos, tendo em conta que em Cabo Verde temos pouca terra arável e pouca água, mas temos muita força, energia e capacidade de trabalho”, disse Ulisses Correia e Silva no acto de lançamento oficial do referido programa do Governo, que principiou hoje a partir da Ribeira dos Picos, Santa Cruz.

Daí que, segundo o primeiro-ministro, para que possa haver maior produção na agricultura é precisar gerir melhor a água, associá-la às energias renováveis, criar mecanismos de financiamento, dar formação e capacitação e criar acessibilidades para que o produto cultivado possa chegar no mercado.

Relativamente à água, lembrou que a aposta do Governo, desde a primeira hora, foi na dessalinização de água para a agricultura, desde a água salobra à água do mar, mas admitiu que só essa “alternativa” não é suficiente.

É que, segundo o chefe do Governo, onde há água subterrânea tem que ser utilizada da melhor forma, daí a razão que leva o executivo a apostar no sistema de rega gota-a-gota, que, conforme lembrou, além de reduzir custo de produção, vai permitir poupar a água e regar mais áreas de produção.

Além dessa subvenção, em que cada agricultor a nível nacional vai beneficiar de um tecto máximo de 75 contos ou 2500 metros quadrados de terreno, lembrou que o executivo está ainda a dar incentivos fiscais e aduaneiros para aquisições de equipamentos para a agricultura.

“Este programa tem que ser aproveitado, de facto, porque a nossa intenção é atingir 60 por cento (%) ou mais em todo o País de penetração de rega gota-a-gota”, vaticinou.

Este programa, conforme explicou, está associado às energias renováveis, isto porque, disse, é necessário que se baixe o custo de produção para que os homens do campo possam produzir com menos encargo, para que possam ter mais rendimento, e para que o produto possa chegar ao mercado com um preço “muito baixo”.

Nesse sentido, indicou que no âmbito do referido programa vão massificar a rega gota-a-gota que representa actualmente 41%, cuja meta é atingir 60% ou mais, com a utilização de novas tecnologias, dessalinização, reutilização de águas residuais e associação às energias renováveis.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, considerou o referido programa de uma “grande oportunidade”, tendo instado os agricultores para aproveitaram-no, para que o sistema de rega gota-a-gota seja massificado nesse município do interior de Santiago.

Por outro lado, reconheceu que este programa vai modernizar a agricultura, poupar água e fazer com que haja maior produção, visando desenvolver a Ribeira dos Picos e Cabo Verde através deste sector agrário.

Ao usar da palavra, o presidente da Associação dos Agricultores da Ribeira dos Picos, Benjamim Mendes, disse que este programa veio em “boa hora”, e que vai “arrumar” o sector da agricultura.

Segundo o autarca, com programa os agricultores vão poder colocar o “pão à mesa” de forma “condigna”, daí o apelo para que todos aderissem ao mesmo, a fim de terem mais área irrigada e maior produção.

Entretanto, aproveitando a presença do chefe do Governo, pediu mais formação e capacitação para que possam melhorar as suas culturas, tendo as autoridades assumido o compromisso de criar um programa para tal a nível nacional.

No acto estiveram ainda presentes o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, deputados nacionais, administração da empresa Intermunicipal Águas de Santiago (AdS) e da empresa pública Água de Rega (AdR) e agricultores de Ribeira dos Picos.

Além do lançamento do programa de subvenção de instalação do sistema de rega gota-a-gota em Santa Cruz, o primeiro-ministro, que se encontra de visita ao interior de Santiago durante dois dias, se inteirou do andamento da obra de reabilitação da estrada Cutelo – Fundura, incluindo ponte de Órgãos Cutelo, em São Lourenço dos Órgãos.

Da parte da tarde, o chefe do governo manteve uma “conversa aberta” com os jovens e empreendedores do Tarrafal.

Na terça-feira e último dia da visita, Ulisses Correia e Silva vai ser recebido às 09:00, na Câmara Municipal do Tarrafal, para depois visitar um conjunto de obras em curso naquele município.

No mesmo dia, às 18:00, o primeiro-ministro vai inaugurar a electrificação da localidade de Poilão, em Ribeira do Engenho, no município de Santa Catarina, marcando assim o término da sua visita de dois dias ao interior de Santiago.

FM/JMV

Dans la même catégorie