AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Presente de Natal/ Primeira-dama doa brinquedos e géneros alimentícios à escolas e Centros de Acolhimento


  22 Décembre      37        Société (44866),

 

Bissau, 22 Dez 20 (ANG) – A primeira-dama  procedeu segunda-feira a entrega de doações de cinco mil  brinquedos e dezenas de toneladas de géneros alimentícios à  diferentes escolas, Centros de Acolhimento e Jardins da capital Bissau e das regiões do país, no âmbito da celebração da quadra festiva do Natal e Ano Novo.

A acção da Dinísia dos Reis Embaló faz parte da campanha do programa de Natal, que decorre sob o lema: “Juntemos as mãos para ajudar aqueles que mais precisam”.

O acto de distribuição d
os  donativos contou com a presença da  ministra da  Mulher, Família  e Coesão Social, Maria da Conceição Évora e o staf do seu gabinete.

Em declarações à imprensa no final da distribuição dos donativos, a Primeira- dama disse ter um carinho muito especial pelas crianças e que sabe que muitos delas não terão a sorte de ganhar nenhum brinquedo ou presente de Natal. Por isso, apelou à todos para se juntar as mãos na ajuda aos mais carenciados.

Dinísia Embaló considerou de “pequeno gesto de carinho e de amor” os presentes entregues as crianças .

Exorta à todos no sentido de unirem  esforços para a redução dos obstáculos que as pessoas com deficiência  enfrentam para que  possam ter uma vida com plenos direitos, defendendo  que a igualdade de oportunidade deve ser para todos os cidadãos guineenses.

A Primeira-dama manifestou a sua total disponibilidade de ajudar aqueles que mais precisam e proporcionar-lhes as melhores condições de vida.

Para a Primeira-dama  a inclusão e a igualdade de oportunidades deve ser encarada por todos.

“Porque, “hoje tive a oportunidade de visitar outras instituições que acolhem crianças, jovens e adultos que mais necessitam de  cuidados especiais. Peço a colaboração de todos para que possamos trabalhar juntos para que todos os guineense tenham as mesmas oportunidades”, disse.

Em reação a iniciativa de Dinísia Embaló , a responsável do Centro Dag Center, Luciana Keita Banjai salientou que os presentes  simbolizam um gesto de reconhecimento do governo e sobretudo da Primeira-dama.

Luciana Banjai pediu apoio das autoridades, sobretudo do governo para conceção de um espaço para instalação do centro, devido a falta de capacidade para albergar o grosso número de crianças com deficiência e que precisam de cuidados especiais.

Em nome da direcção do Orfanato Casa Emanuel, Daniel Jovane Baldé agradeceu o apoio e a atenção que a Primeira-dama   deu às crianças  guineenses, oferendo-lhes  brinquedos neste período.

A directora da Casa Bambaram, Maria Linda Gomes Lopes considera de impar o gesto da Primeira-dama.

“Primeira Dama, você não pode imaginar a grande alegria que trouxe para estas crianças, porque, de facto, elas precisam”, afirmou.

Maria Linda Gomes Lopes  aproveitou a presença da ministra da  Mulher Família  e Coesão Social para exortar o governo no sentido de prestar mais atenção à  áreas sociais, principalmente aos
orfanatos.

O mesmo pedido foi feito à Primeira Dama, e ao Presidente da República  foi solicitado que usasse a sua influência junto de outras intuições parceiras para que as crianças que se encontram nos diferentes orfanatos possam beneficiar de mais apoios e carinho.

Em Bissau, o donativo foi entregue ao Centro de acolhimento Dag Centrol, Escola Attadamun, Casa Emanuel, Casa Bambaram, Escola Surdos e Mudos, Jardim Santa Mariana, Associação dos Amigos de Crianças entre outras.

Dans la même catégorie