MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien) MAP L’armée nigériane tue 192 terroristes présumés en une semaine AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi AIP Khalil Ibrahim explique la stratégie du gouvernement pour faire de la transition numérique et de la digitalisation des réalités en Côte d’Ivoire MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA

Presidente da Câmara de Santa Catarina em estado “muito crítico e corre risco de vida” – director clínico HAN


  22 Décembre      33        Société (45059),

 

Praia, 22 Dez (Inforpress) – O director clínico do Hospital Dr. Agostinho Neto (HAN) confirmou que o estado de saúde do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, encontrado baleado na sua própria residência, é “muito crítico” e “corre risco de vida”.
Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, Victor Costa, ladeado pelo novo presidente do conselho de administração do hospital central, Imadueno Cabral, disse que os serviços hospitalares estão a trabalhar no sentido de “reverter esta situação muito preocupante”.
Face à natureza da lesão, o clínico revelou que já foram feitos todos os exames necessários e que todo o esforço é feito agora para “tentar compensar o paciente”, mas que até este momento continua com um prognóstico “muito reservado”.
Victor Costa confirmou a notícia avançada pela Inforpress de que José Alves Fernandes sofreu uma lesão por arma de fogo na região temporal esquerda, que lhe provocou “traumatismo crânio encefálico grave”.
“Tudo indica, segundo sinais observados, que o disparo teria sido feito a muita curta distância”, concretizou a mesma fonte.
A Tomografia Axial Computorizada (TAC) realizada na clínica privada Cardiomedic, segundo avançou Victor Costa, “confirma essa lesão por arma de fogo com fracturas e também com lesões intraparentematoso, portanto a nível do cérebro, com hemorragias que se transforma numa situação muito reservada e prognóstico muito reservado para vida do paciente”.
A equipa de neurocirurgia, adiantou, já discutiu e continua a debruçar-se sobre a situação para determinar a melhor conduta, tendo sublinhado que “se a situação permitir sinais que indicam para uma eventual cirurgia com sucesso” poderá o paciente a ela ser submetido.
Contudo, o clínico foi peremptório em afirmar que “até o momento não houve indicações dada a gravidade da lesão”, tendo colocado, de momento, fora de hipótese a transferência do paciente para o estrangeiro, com o argumento de que as lesões sofridas “sequer permitem uma intervenção cirúrgica”.
José Alves Fernandes foi encontrado baleado na madrugada de hoje na varanda da sua residência, um primeiro andar em Assomada.
De acordo com uma nota da autarquia, após o ocorrido, “de imediato”, o autarca foi conduzido ao Hospital Regional de Santiago Norte, para os primeiros procedimentos médicos.
Seguidamente José Alves Fernandes foi transferido para o Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, onde se encontra a receber cuidados especializados.
A Polícia Judiciária (PJ) tomou conta da ocorrência.
José Alves Fernandes, também conhecido como Beto Alves, foi eleito para um segundo mandato à frente da câmara de Santa Catarina de Santiago nas eleições autárquicas do passado dia 25 de Outubro.

Dans la même catégorie