Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution

Bolsa de Valores: Capitalização bolsista no 3º trimestre de 2020 com variação positiva face a 2019


  23 Décembre      85        Economie (20949),

 

Cidade da Praia, 23 Dez (Inforpress) – A 30 de Setembro de 2020 a capitalização bolsista na Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) situava-se em cerca de 80 mil milhões de escudos, originando uma variação positiva de 3% face ao registado no final do 3º trimestre do ano anterior.

Os dados constam do relatório trimestral das operações de bolsa, publicado no site da BCV, e apontam para uma boa retoma de operações do mercado secundário no momento em que houve o desconfinamento gradual da economia e surgimento da segunda vaga de covid-19.

Para efeitos de capitalização bolsista, são considerados todos os títulos admitidos à cotação, designadamente acções ordinárias, títulos do tesouro, obrigações municipais e obrigações corporate.

A 30 de Setembro de 2020 estavam admitidos à cotação no mercado de cotações oficiais da Bolsa de Valores de Cabo Verde um total de 186 títulos nomeadamente 174 títulos do tesouro, seis obrigações corporate, duas obrigações Municipais e quatros acções ordinárias designadamente do Enacol, BCA, Caixa Económica e da Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos (SCT)

“No final do 3º trimestre, a capitalização bolsista situava-se em 79.930.857.829$, originando uma variação positiva de 3% face ao registado no final do 3º trimestre do ano anterior e representando cerca de 41% do PIB de Cabo Verde, sem considerar o valor do PIB impactado pela covid-19”, refere o documento.

O relatório indica que os títulos do tesouro continuaram com maior peso na capitalização bolsista global, representando cerca de 86% do montante global (6.878.5720.000), após uma variação positiva de cerca de 4% em relação ao período homólogo de 2019.

Entretanto, a nível do mercado primário o relatório indica que o volume global das operações foi de 1.811.720.250 escudos, registando-se uma variação negativa de cerca de 41%, em relação ao período homólogo.

“Analisando o volume global de operações em Mercado primário por tipo de operação, pode-se verificar que se registaram três operações sobre Títulos do Tesouro, de entre as quais dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT) e um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT). Igualmente, verificou-se a realização de uma Oferta Particular no montante de 601.180.000 escudos”, acrescenta no documento.

Já a nível secundário houve uma variação positiva de cerca de 1.900% face ao mesmo período dos anos, estando incluindo o segmento mercado fora de bosta tanto de títulos cotados como para títulos não cotados.

Ao todo foram realizadas 25 transacções durante o trimestre representado o montante 37.652.211 escudos quando no mesmo período de 2019 o valor pouco ultrapassava os 1800 contos.

No que refere aos juros vencidos o montante no 3º Trimestre de 2020 foi de 868.464.237 escudos, representando uma variação negativa de cerca de 0.5% face a ao mesmo período do ano transacto, sendo que a maior fatia se refere às

Obrigações do Tesouro.

Dans la même catégorie