- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Unidade de produção de gelo vai ser ampliada

Porto Novo, 04 Jan (Inforpress) – A unidade de produção de gelo no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, em Santo Antão, vai ser ampliada, no decorrer deste ano de 2021, investimento, à volta de 2.500 contos, que está a cargo da edilidade porto-novense.
A Associação dos pescadores do Tarrafal de Monte Trigo tem vindo a alertar para as dificuldades por que passa a classe a nível de conservação do pescado nessa comunidade, considerando que as condições nesse aspecto têm estado a piorar dia após dia nessa zona piscatória, uma das mais importantes da ilha de Santo Antão.
O representante da associação dos pescadores dessa localidade, Isaías Pires, explicou à Inforpress que a unidade de produção de gelo, que antes produzia 500 quilos de gelo/dia, só consegue, nesta altura, produzir, diariamente, pouco mais de 200 quilos, numa altura em que a demanda dos operadores anda à volta dos dois mil quilos/dia.
Para atender à preocupação dos pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, a câmara do Porto Novo anunciou a ampliação da unidade de produção de gelo, projecto inscrito no seu programa de investimentos para 2021, ano em que o sector das pescas em todo o município vai ser alvo de investimentos em torno de 24 mil contos.
Além da extensão da unidade de produção de gelo do Tarrafal de Monte Trigo, a edilidade porto-novense anunciou ainda a construção do mercado de peixe, na cidade do Porto Novo, infra-estrutura à volta de 18 mil contos, além de outras intervenções visando “o empoderamento das pescas” neste município.
JM/ZS
Inforpress/Fim