AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Parlamento: Conta geral de Estado de 2016 aprovada – oposição vota abstenção


  8 Janvier      31        Non classé (654), Politique (25157),

 

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – O parlamento aprovou hoje a conta geral do Estado de 2016, com votos favoráveis do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), tendo o PAICV e a UCID (oposição) votado abstenção.
A conta, cujo parecer do Tribunal de Contas (TC), já estava depositado no parlamento desde Janeiro de 2018, esteve em discussão na sessão plenária que arrancou quarta-feira e foi votada hoje depois de apreciada pelos deputados, com explicações do ministro das Finanças, Olavo Correia.
Na sua declaração de voto, o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), José Gomes da Veiga, explicou que a sua bancada votou abstenção, por considerar que aquilo que foi executado no orçamento não contribuiu para a melhoria da vida dos cabo-verdianos.
“O orçamento executado em 2016 não permitiu a geração de emprego para os jovens e nem aumento das bolsas de estudos, não melhorou o acesso à saúde e educação, não melhorou os transportes e nem diminuiu a pobreza”, frisou.
José Gomes da Veiga salientou que está no parecer do Tribunal de Contas que o Governo foi intransparente, já que houve despesas do sector público que não foram integradas no orçamento.
“Trata-se de uma acção que violou a lei de execução orçamental aprovada na casa parlamentar”, sustentou o deputado do principal partido da oposição, adiantando ainda que o parecer indica para um Estado gastador e com peso excessivo em termos de despesas públicas.
Por outro lado, disse que o Tribunal de Contas constatou que afinal o Governo inflacionou a previsão de receitas, provocando uma falsa diminuição do défice público.
Já o deputado da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, explicou que a abstenção se deveu à falta de esclarecimento às dúvidas colocadas durante as discussões.
De entre essas dúvidas estão o destino dado à taxa comunitária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no montante de 289 mil contos no ano de 2016, o porquê da não inclusão das receitas arrecadadas e algumas estruturas de saúde e a dívida fiscal.
“Nós votamos ainda abstenção à conta geral do Estado de 2016, porque a resposta do senhor ministro sobre a não consolidação do orçamento das câmaras municipais juntamente com o Orçamento de 2016 não nos convenceu. O Governo entrou em funções em Abril de 2016 e até Dezembro são nove meses e, portanto, tinha condições de cumprir a lei”, apontou.
As contas foram aprovadas com voto favorável do MpD. O deputado Alcides de Pina salientou que 2016 foi um ano de excepção, que encerrou um período difícil, marcado por um alto índice de endividamento, desemprego e défice público, de entraves sérios na saúde, educação e segurança dos cabo-verdianos.
Em contra cíclico, afirmou, o ano foi marcado pela recuperação, depois de vários anos de crescimento de rasteiro de 1% do PIB e de actividade económica que traduziram num crescimento de mais de 3% do PIB.
“Quem o diz não é o MpD, é o GAO, é o Banco de Cabo Verde. Esse crescimento serviu de rampa para redução sustentável do défice orçamental excessivo”, salientou.
A conta geral do Estado de 2016 foi aprovada no período de ordem do dia. Antes, no período de questões gerais, houve a intervenção de vários deputados nomeadamente do deputado Odailson Bandeira do PAICV, que questionou os atrasos nas obras em Santo Antão, do deputado Filipe Santos do MpD que falou dos ganhos a nível da saúde na ilha do Fogo.
Houve ainda uma declaração do líder do PAICV, Rui Semedo, que criticou a nomeação do ex-presidente da Câmara municipal da Praia, Óscar Santos, para o cargo de governador do BCV e foi ainda apresentado, sob a proposta do MpD, um voto de pesar pelo falecimento do presidente da Câmara de Santa Catarina José Alves Fernandes.
MJB/DR
Inforpress/fim

Dans la même catégorie