AGP GUINÉE : DR MORYSANDA KOUYATÉ LANCE LES TRAVAUX DES JOURNÉES NATIONALES DE CONCERTATION ANP SENUM24 : Le chef de l’État s’entretient avec les ministres en charge du numérique des Etats de l’AES AGP GUINÉE: LE G5 RÉAFFIRME SON SOUTIEN AU GOUVERNEMENT DE LA TRANSITION ATOP Assoli/Elections législatives et régionales : Jean Pierre Fabre a démarré sa tournée nationale de mobilisation dans Assoli. AGP Guinée : Lancement des travaux des journées nationales de concertation ACI Maroc/Education: Une nouvelle association pour faire du Groupe Atlantique un acteur d’envergure de l’enseignement supérieur ACI Congo/Économie numérique: Lancement des travaux de connectivité haut débit dans les deux universités publiques ACI Congo/Mines: Vers la création de l’Agence congolaise de radioprotection et de sûreté nucléaire ACI Congo/Sport: Le gouvernement instruit à produire un rapport exhaustif sur la situation des contre-performances MAP Rwanda: l’inflation à son plus bas niveau depuis 2022

Literatura: Vera Duarte viaja em “Contos Crepusculares Metamorfoses” para abordar problemáticas sociais


  14 Janvier      68        Arts & Cultures (3047),

 

Cidade da Praia, 14 Jan (Inforpress) – “Contos Crepusculares-Metamorfoses” é a obra que marca a estreia da escritora cabo-verdiana Vera Duarte neste género literário, em que a desembargadora traz seis contos ligados a algumas problemáticas da sociedade cabo-verdiana.

O livro, que será lançado na tarde de hoje, às 17:00, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia, segundo revelou a escritora à Inforpress, é uma crítica a determinado comportamento que gostaria de ver erradicado da sociedade.

Assim, através destes contos que fazem a “efabulação” a autora aborda a problemática da pedofilia, da violência baseada no género, do machismo, da questão da emancipação e empoderamento da mulher.

“São contos com história, mas no fundo consegue-se retirar de cada um dos contos alguma ideia mestra e a ideia mestra muitas vezes é ou combater ou apoiar algo que me parece deve ser combatido ou apoiado ou aplaudido”, precisou Vera Duarte.

No fundo, adiantou, é a literatura a lançar um olhar crítico sobre a sociedade cabo-verdiana e a “trazer alguma achega” em prol da liberdade, da dignidade e de outros valores que “movem a sociedade e que gostariam de ver implantado e segmentado na sociedade”.

Em todos esses temas, informou, há uma espécie de “efabulação” que a leva a recorrer a este estilo do “realismo mágico” para lhes enquadrar.

“Eu não quero dizer muito para não revelar a essência dos contos, mas em cada um deles alguns dos personagens depois, por um motivo e por outro, se transformam como se fosse uma espécie de castigo por algum acto que eles tenham cometido, então daí é que ao ver esta linha comum ao aproximar os seis contos vem esse nome de metamorfose”, adiantou.

A desembargadora, poeta e ficcionista, que ao longo da sua vida literária aventurou-se sempre pela poesia, romance e ensaios, espera que o público possa participar nesta “festa” de lançamento e tenha a oportunidade de ler esta obra, que, a seu ver, está “muito apelativa”.

A apresentação deste livro, com a chancela da Livraria Pedro Cardoso, estará a cargo da escritora Maria Augusta Teixeira (Mana Guta) e da activista social Graça Sanches.

Para além de “Contos Crepusculares-Metamorfoses”, a escritora conta ainda em meados deste ano dar à estampa um novo livro de romance e na forja estão ainda mais dois livros.

AM/ZS

Dans la même catégorie