Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays

MpD garante que Governo está aberto a apoiar organizações nacionais de cariz social


  22 Janvier      41        Politique (25314),

 

Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – A líder da bancada parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Joana Rosa, disse hoje que o Governo está aberto a apoiar as organizações de cariz social, dando meios para que possam desempenhar as suas actividades.

Joana Rosa fez esta intervenção à imprensa, à margem da visita que um conjunto de deputados nacionais do MpD realizaram à Cáritas Nacional e ao Citá Habitat, na Cidade da Praia.

Na ocasião, realçou a “grande importância” que as ONG têm na sociedade cabo-verdiana com intervenções de grande relevância, principalmente para combater a covid-19, ajudando o poder público a minimizar problemas.

“Intervenções de apoio social a nível de cestas básicas de financiamento a famílias carenciadas, além do aspecto da habitação social, rendimento das famílias, levar água energia e esgoto para as casas”, salientou.

Revelou que foram apontadas recomendações, com proposta de se criar um orçamento sensível à sociedade civil, como forma de promover um quadro de transparência na utilização de recursos.

“É necessário criar este quadro porque a sociedade tem ainda alguns traumas de gestão de alguns fundos, como por exemplo o Fundo de Ambiente”, frisou

Joana Rosa afiançou que nesta fase da pandemia há muitas pessoas que recorrem a essas organizações, por isso merecem uma atenção especial do poder público, como intermediários com a sociedade, sendo conhecedores da realidade social do país.

“Estamos levando também uma proposta valiosa que está ligada à audição das ONG no Parlamento, para partilhar sobre suas actividades e assim, se poder introduzir políticas públicas viradas a essas instituições”, ressaltou.

Por sua vez, o presidente da Plataforma das ONG em Cabo Verde, Jacinto Santos, indicou que a crise provocada pela pandemia aumentou a responsabilidade das organizações de cariz social, sobretudo aos pedidos que chegam das pessoas.

Nesta linha, defendeu que o País tem um desafio enorme de responder às necessidades que surgiram da crise, por isso precisa criar mecanismos para integrar o máximo possível de pessoas que estão em situações mais complicadas.

HR/CP

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie