APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

Maio: Fiéis Católicos ansiosos com a entrega da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz requalificada


  22 Janvier      23        Société (45061),

 

Porto Inglês, 22 Jan (Inforpress) – Os fiéis católicos da ilha do Maio aguardam com ansiedade a entrega da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, marcada para 25 de Janeiro, depois de ter recebido obras de requalificação.

Em conversa declarações à Inforpress, o presidente do Conselho Secretariado Paroquial da Família, Jovino Gomes, afiançou que toda a comunidade católica da ilha está aguardar com “grande ansiedade e expectativa” a entrega das obras de requalificação, destacando que “ isso era algo que já almejavam há alguns anos”.

Segundo a mesma fonte, as obras da requalificação da Igreja Matriz iniciaram-se há mais de dez anos, período durante o qual se fez “alguma coisa”, mas devido à “complexidade dos trabalhos”, não puderam alongar muito, até que Instituto do Património, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, veio retomar e concluir os trabalhos.

“A Igreja estava a se tornar muito pequena para número de cristãos que temos, mas agora, com as intervenções feitas, isso nos satisfaz, embora saibamos que alguma coisa vai ficar por fazer. De todo o modo, veio em uma boa hora, tendo em conta que estamos a viver um quadro de pandemia em que se exige o distanciamento. Seria mais difícil cumprir isso, caso estivesse como dantes”, sublinhou.

Jovino Gomes salientou, por outro lado, que a utilização dos materiais locais foi muito bem pensada, o que na sua opinião vai potencializar para que este edifício venha a ser um atractivo turístico da ilha.

Por sua vez, José da Natividade, tocador do sino daquela Igreja há mais de 40 anos, disse que também está aguardar com certa ansiedade a retoma das suas actividades, visto que já lá vão mais de um ano que a referida infra-estrutura se encontrava em obras, o que lhe impossibilitou de tocar o sino nos diversos horários a que estava habituado.

Aquele fiel sublinhou ainda que está satisfeito com os trabalhos executados durante este período, o que na sua opinião vão trazer mais conforto a todos os fiéis católicos que diariamente ou semanalmente se deslocam àquele local de culto.

WN/JMV

Dans la même catégorie