AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos prova que o Governo está a cumprir com o sector – PM


  22 Janvier      81        Santé (15315),

 

João Teves, 22 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro afirmou hoje que o Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, ora inaugurada, e elevado à categoria de Delegacia de Saúde, prova de que o Governo está a cumprir com este sector.

Ulisses Correia e Silva, que falava hoje no acto da inauguração desta nova infra-estrutura de saúde, erigida na localidade de Serrado, lembrou que o Governo que dirige elegeu a saúde como a primeira prioridade e que estão a cumprir.

“Estamos a cumprir, com aquilo que é e que foi o nosso compromisso relativamente ao sector da Saúde, nesta infra-estrutura e noutras. Mas, essencialmente no sentido de garantirmos que a saúde vá ao encontro das populações”, concretizou o governante.

Para o primeiro-ministro, São Lourenço dos Órgãos passa a estar dotado de um Centro de Saúde “moderno e bem equipado”, considerando-o um “bom investimento ao serviço das pessoas”.

“Investir em centros de Saúde, em postos sanitários e em unidades sanitárias de base, como temos estado a fazer em todo o Cabo Verde, é levar a Saúde mais próxima da população e saúde para todos”, sublinhou.

Na ocasião, o chefe do executivo lembrou que os centros de Saúde a nível nacional estão a ser apetrechados com equipamentos médico-hospitalares modernos e funcionais, com o objectivo de colocar o serviço de saúde cada vez mais próximo da população e ainda para reduzir as evacuações internas.

“É com estes investimentos de qualidade e que tocam as necessidades das pessoas e nos concelhos onde elas vivem, que podemos dizer com cara levantada que governamos para todos os cabo-verdianos e para todos os concelhos”, assegurou Ulisses Correia e Silva

Por outro lado, afirmou que não tem dúvidas de que com a expansão do Centro de Saúde de Santa Cruz, com a entrada em funcionamento do Posto Sanitário de Cancelo (Santa Cruz) e Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos e com a conclusão das obras do novo Centro de Saúde de Assomada (Santa Catarina) que Santiago Norte estará a dar “um salto significativo” a nível das estruturas de saúde, aumentar a capacidade de ofertas e bons serviços de saúde.

Por sua vez, o presidente da câmara, Carlos Vasconcelos, que considerou o dia “memorável” para a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), e em particular para São Lourenço dos Órgãos, mostrou-se satisfeito com o facto deste “jovem município” e os seus concidadãos terem ganhado uma infra-estrutura de saúde capaz de responder às suas demandas.

Para o autarca, já lá vão os tempos em que para um “ simples exame, diagnósticos, tratamentos, consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral os laurentinos teriam de se deslocar aos outros municípios para serem atendidos.

Na ocasião, o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, concedeu a posse à primeira delegada de Saúde local, Liliane Hungria.

Com a elevação do Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos à categoria de Delegacia de Saúde, a RSSN passa a ter cinco delegacias de Saúde, um hospital regional e um centro de Saúde – São Salvador do Mundo –, que depende da delegacia de Saúde de Santa Catarina.

A nova estrutura de Saúde, conforme a autarquia laurentina, congrega cinco blocos, de acordo com as necessidades funcionais, com várias valências técnico-profissionais, desde serviços gerais de prestação de cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva, serviços de apoio a diagnóstico e tratamento, um bloco destinado à administração do centro e um espaço para os serviços de apoio técnico.

Trata-se, segundo a mesma fonte, de um edifício que vai ter mais valências, como consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral, incluindo o seguimento de doenças crónicas, internamento e salas de triagem.

As obras da construção do novo Centro de Saúde local foram co-financiadas pelo Fundo Kuwait e pelo Governo de Cabo Verde, num investimento de mais de 117 mil contos.

Estiveram ainda no acto a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, o director Nacional da Saúde, Jorge Barreto, director da Região Sanitária de Santiago Norte, João Baptista Semedo, presidentes das câmaras e assembleias municipais de Santiago Norte, eleitos municipais e deputados nacionais da região, profissionais de saúde local e moradores.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie