ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal ANG Tráfico de droga/Filho do ex-Presidente da República condenado há mais de seis anos de prisão nos EUA MAP Safari Rally du Kenya: Neuville (Hyundai) prend les commandes APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye

Diáspora: Eurodeputada de origem cabo-verdiana Mónica Semedo deixa Partido Democrático do Luxemburgo


  28 Janvier      55        Politique (25159), Société (44857),

 

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – A eurodeputada de origem cabo-verdiana Mónica Semedo, eleita pelo Partido Democrático (DP) do Luxemburgo, anunciou a sua saída do partido, na sequência da sua suspensão do Parlamento Europeu devido actos de assédio moral contra os seus assistentes parlamentares.
A notícia é avançada pelo jornal luxemburguês Contacto, que indica que a deputada do DP comunicou a sua saída do partido na noite de terça-feira, 26.
Essa decisão surge depois do caso de assédio moral a três membros da sua equipa no cargo de eurodeputada, que levou o presidente do Parlamento Europeu, o italiano David Sassoli, a suspendê-la no dia 18 das suas funções por um período de 15 dias.
Na sequência deste caso, informou, os três assistentes parlamentares da deputada de origem cabo-verdiana despediram-se dos cargos.
Numa mensagem divulgada na sua conta oficial do Facebook, Mónica Semedo refere que “gostaria de se ter expressado de forma diferente nos últimos dias, mas o DP aconselhou-a a não o fazer”, uma recomendação que aceitou para proteger o partido.
Segundo a mesma fonte, a eurodeputada de 36 anos disse ainda que nos últimos dias “perdeu a confiança” e sentiu que o apoio do partido mudou, daí ter decidido sair.
“Mónica Semedo não frisa, no entanto, se tenciona deixar o cargo de deputada europeia, avançando apenas que vai continuar a empenhar-se a 100% em prol da população”, lê-se no jornal Contacto.
Depois do anúncio da eurodeputada, o Partido Democrático, através de uma nota, disse ter tomado conhecimento da decisão de Mónica Semedo através das redes sociais.
O DP assegurou ainda que o comité executivo do partido falou várias vezes com a eurodeputada, deixando claro que o assédio moral “é inaceitável”.
“Por respeito às três parlamentares vítimas de ‘bullying’, foi pedido a Mónica Semedo que não falasse à comunicação social até o assunto ter sido discutido pelo partido. Considerando que não vira as costas aos seus membros, o DP lamenta que Mónica Semedo tenha tomado esta decisão de forma unilateral, sem ter consultado o partido liberal”, lê-se na mesma missiva.
Na mesma nota, o DP diz que defende valores como “anti discriminação, respeito e tolerância”, valores que todos os seus membros devem respeitar.
Filha de imigrantes cabo-verdianos no Luxemburgo, Mónica Semedo conquistou um assento no Parlamento Europeu pelo DP em Maio de 2019.

Dans la même catégorie