MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse)

Praia: Orçamento para 2021 tem “um rosto profundamente humano e social” – presidente da câmara


  28 Janvier      41        Société (45053),

 

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia disse hoje que o orçamento camarário para 2021 tem “um rosto profundamente humano e social”, com um aumento de 276 % a nível do eixo coesão social, em relação a 2020.
Francisco Carvalho fez estas considerações à Inforpress, na manhã de hoje, por ocasião da primeira sessão ordinária para aprovação do plano de actividades e orçamento de 2021, avaliado em pouco mais de três milhões de contos, e referiu que a nível do capital humano há um aumento de 44%, que ilustra a política social.
Manifestou ainda determinação no sentido de desenvolver e criar mecanismos que ajudem as pessoas a enfrentar a pandemia da covid-19, numa autarquia que disse estar aberta a propostas e críticas dos munícipes, de forma a dar respostas às necessidades declaradas.
Quanto às críticas sobre as medidas sociais já anunciadas, Carvalho manifestou estranheza pelo facto de “60 dias após a tomada de posse começar-se a falar em medidas eleitoralistas”, afirmando que não consegue entender estas suspeições porque a sua equipa trabalha para todos os munícipes da Praia e que, naturalmente, beneficia a oposição.
Na sessão camarária, realçou que todas as obras municipais iniciadas pela gestão camarária anterior que ficaram por concluir serão retomadas, desde que haja sustentabilidade e que se verifiquem que os empreiteiros cumpriram os contratos.
“Nós estamos simplesmente a substituir o poder autárquico dantes instalado. Esta equipa vai dar continuidade e respeitar todos os compromissos, mas é natural este compasso de espera para se retomar as obras, porque há que analisar os contratos, se aquilo que a empresa foi financiada corresponde ao programado”, explicitou Francisco Carvalho.
Avisou, entretanto, que a retoma das obras “não é algo automático”, alegando que caso se verifique que os contratos não foram cumpridos as obras serão suspensas, tendo citado como “exemplo incontornável” o caso das obras do mercado Coco.
Prometeu, ainda, continuar com o programa de legalização de casas clandestinas, analisar e avançar com a problemática de atribuição de lotes de terreno no Alto da Glória e analisar as preocupações levantadas pelos munícipes para a requalificação de alguns bairros da capital.
Francisco Carvalho criticou, contudo, as obras iniciadas em vésperas das campanhas eleitorais, por as considerar de uma “má prática” a ser “definitivamente banida” pela autarquia, por entender que se tem estado a passar “uma má mensagem” para a sociedade e que só contribuirá para “denegrir a imagem” de políticos e dos partidos políticos.
Vincou ainda a promessa que a sua equipa “jamais irá iniciar obras que só contribuem para fazer com que os munícipes sejam reféns do processo eleitoral”, tendo inclusive avançado que a Câmara Municipal da Praia vai publicar uma resolução que irá determinar o período limite para o início das obras municipais no concelho.
Carvalho tranquilizou, ainda, os munícipes em relação ao descontentamento e preocupações levantadas pelos taxistas na Cidade da Praia, que almejam incentivos para tornarem proprietários, ao declarar que as situações serão avaliadas para “sanar as injustiças cometidas” e que resultaram “numa confusão”.
SR/AA

Dans la même catégorie