AIP La troisième édition du Salon africain du football, prévue du 28 au 29 juin à Abidjan AIP Les transformateurs de la noix de cajou peinent à s’approvisionner face aux exportateurs asiatiques autorisés à acheter à l’intérieur AIP Le salon des Mamans prévu en octobre à Abidjan ACI Congo/Sénat: Pierre Ngolo appelle à mutualiser les efforts pour combattre la criminalité ACI Congo/Education: L’université de Chine envisage d’accompagner le pays dans le domaine de l’enseignement ACI Congo/Climat: Le pays se dote du plan de travail en capacités d’adaptation au changement climatique ACI Congo/Société: La déclaration de conflits d’intérêts, une mesure préventive pour lutter contre la corruption ACI Brazza/Santé: L’hôpital de Talangaï se dote d’une réglementation pratique chirurgicale ACI Afrique/Numérique: Vers la mise en place d’une plateforme sous régionale de partage d’expérience ANP Niamey : Une délégation du bureau de Dakar de la FIFA au siège de la FENIFOOT

Assembleia Nacional equipada com parque solar fotovoltaico financiado pela cooperação luxemburguesa


  29 Janvier      24        Economie (20981),

 

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) – A Assembleia Nacional já conta com um parque solar fotovoltaico, financiado pela cooperação luxemburguesa, no valor de 135 mil euros, implementado pelo Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).
O projecto consistiu na instalação de um sistema de instalação de energia solar fotovoltaica com a potência de 122 quilowatts, que permitirá à administração da Assembleia Nacional uma poupança superior a 27 por cento (%) do total da energia eléctrica consumida
O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, no discurso de inauguração do parque fotovoltaico, depois de enaltecer a cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, considerou que este centro de energias apresenta vantagens consideráveis na eficiência energética da Casa Parlamentar.
“Acresce ainda o facto de uma boa parte da energia produzida, nos fins-de-semana e feriados, ser lançada na rede pública, o que será contabilizada para o ajuste de contas com a empresa fornecedora de electricidade”, frisou.
Jorge Santos enalteceu, igualmente, o trabalho realizado pelo CERMI, na elaboração do projecto técnico e, também, pelo facto de inscrever a Assembleia Nacional como produtor independente certificado.
“Esta obra merece a nossa reflexão conjunta sobre os caminhos a seguir para a conquista da soberania energética e materialização das nossas obrigações internacionais em matéria de combate à emissão de gases de efeito de estufa”, apontou o presidente da Assembleia Nacional.
Por sua vez, o encarregado de negócios do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Marc de Bourcy, disse que este projecto demonstra o engajamento da cooperação entre os dois países.
De acordo com o responsável, a instalação deste sistema de produção de energia na “casa da democracia” cabo-verdiana é uma prova do “envolvimento ambicioso” de Cabo Verde nas energias renováveis.
Luís Teixeira, presidente do Conselho de Administração do CERMI disse que este projecto se enquadra dentro da estratégia de promoção dos estágios profissionais da empresa e do programa do Governo de transição energética.
O parque fotovoltaico conta com 396 painéis, com a potência de 100 quilowatts para cada inversor, numa área de 618 metro quadrado.

Dans la même catégorie