AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Realização do I Congresso sobre Futebol Feminino trará ganhos para a prática da modalidade – FCF


  1 Février      47        Sport (12592),

 

Cidade da Praia, 01 Fev. (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) está confiante de que daqui para frente, e depois da realização I Congresso sobre Futebol Feminino, haverá ganhos em relação à prática desportiva de futebol pelas mulheres.
“Com certeza que sim, como diz o lema do congresso: novos rumos, novas oportunidades”, disse a coordenadora do futebol feminino na Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Tatiana Carvalho, no final do evento terminado domingo na Cidade da Praia.
Para Tatiana Carvalho, a partir de agora todos os agentes que estiveram presentes no congresso, os representantes das associações, já vão encarar de uma forma diferente a prática da modalidade nas regiões.
“Eu acredito que saíram daqui com mais bagagem, com mais orientações e, com certeza, eu tenho a plena convicção que vai haver mudanças a partir de agora. Tivemos a presença de representantes de todas as regiões desportivas do País”, frisou.
Esta responsável disse ainda que a questão da falta de participação de algumas regiões desportivas em competições nacionais foi um assunto muito debatido, pelo que a federação quis saber o motivo.
“Os representantes que estiveram aqui presentes apresentaram os motivos, já estamos cientes disso e acredito que a partir de agora vamos tentar preencher as lacunas existentes e dar mais oportunidades para as atletas e aumentar o nível de competições”, completou.
Tatiana Carvalho afirmou ainda que as dificuldades apontadas pelas diferentes associações estão relacionadas com infra-estruturas para treinos, já que muitos queixaram-se que não conseguem espaços para treinar adequadamente.
“Também o horário disponibilizado para treinos muitas vezes não vai de acordo com a disponibilidade das atletas, também a quantidade de competições que é extremamente insuficiente…”, prosseguiu, citando ainda a falta de materiais.
Esta coordenadora falou ainda que o tempo de competições entre os campeonatos regionais e o nacional não ultrapassa os três meses, o que no seu ponto de vista “é muito mau para uma época desportiva”.
Quanto às soluções, Tatiana Carvalho respondeu que a federação já tem em mente o que irá fazer, dentro das suas possibilidades.
“Mas também o projecto prevê busca de parcerias, busca de patrocínios, divulgação e criação da marca do futebol feminino. Com isso, além do que a federação pode fazer, também pretendemos contar com o apoio de todos os agentes intervenientes do futebol feminino”, finalizou.
O Congresso sobre o Futebol Feminino, promovido pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, aconteceu sábado e hoje sob o lema “Novo Rumo, Novas Oportunidades”.

Dans la même catégorie