APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Presidente da Assembleia Nacional enaltece “esforço de humanização” dos serviços do Hospital Agostinho Neto


  2 Février      23        Politique (25317), Santé (15362), Société (45064),

 

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, enalteceu hoje o “esforço de humanização” dos serviços do Hospital Agostinho Neto (HAN) no atendimento aos utentes.
Em declarações à imprensa depois de uma visita àquela estrutura hospitalar, Jorge Santos, elogiou essa forma de tratamento, defendendo que um paciente é “um ser humano que precisa de carinho e cuidados especiais”.
“A humanização dos serviços de saúde não se faz por decretos ou por leis. Isto é feito através do pessoal jovem motivado e também na criação de todas as condições”, indicou o líder da casa parlamentar cabo-verdiana.
Para isso, Jorge Santos lembrou que o Parlamento tem aprovado todas as reformas no sector da saúde para a motivação dos profissionais, bem como na criação das suas Ordens e de todas outras classes profissionais atinentes à saúde.
“Isto tudo é que permite defender os interesses dos profissionais, criando condições de motivação para um trabalho humano, mais interessado e mais profissional”, frisou Jorge Santos, classificando de positiva a evolução na tabela de prestação e de cuidados.
Neste particular, o líder da casa parlamentar cabo-verdiana esclareceu que existem taxas que foram isentas e outras diminuídas, apontado que se trata de um processo que está relacionado com sustentabilidade do sistema nacional de saúde
“Eu tenho que pagar porque posso, mas se não consigo pagar tenho que ter os mesmos serviços?”, questionou Jorge Santos, defendendo que tem que haver um equilíbrio entre os que podem pagar e aqueles que não podem pagar a taxa de prestação e de cuidados.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração do HAN, Imadoeno Cabral, anunciou um conjunto de medidas, com o destaque para a criação de estrutura de suporte a nível de serviços de diagnóstico e aquisição de novos equipamentos.
Em relação à nova tabela de cuidados, o responsável disse que vai ajudar o hospital na melhoria na área materna infantil, na gratuitidade em termos de prestação de serviços, assim como para as pessoas que têm dificuldades de rendimentos.
Imadoeno Cabral informou ainda que, a nível de serviços, o HAN vai criar a primeira unidade de cuidados intensivos para reforçar o seu papel de hospital central, de modo a reduzir as evacuações, dar suporte aos doentes críticos e reforçar a área de cardiologia.
“São valências que o hospital vai ganhando e acreditamos, mas há ainda um longo caminho a percorrer”, notou aquele responsável, garantindo que neste momento todas as máquinas do hospital estão a funcionar.

Dans la même catégorie