AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

PM escusa-se a comentar relatório do Índice da Democracia 2020 que coloca Cabo Verde na lista das democracias imperfeitas


  4 Février      18        Politique (25166),

 

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro escusou-se quarta-feira a comentar o relatório do Índice da Democracia 2020 divulgado pela Economist Intelligence Unit, que reporta a Cabo Verde descida da 30ª para 32ª posição, colocando o país entre as democracias imperfeitas.
O relatório atribui a Cabo Verde uma pontuação global de 7.65, inferior ao de 2019 (7.78), e concluiu mesmo que a democracia piorou em todos os países lusófonos, com o agravante de não existir um único país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o estatuto de “democracia plena”.
Ao ser abordado pela imprensa, Ulisses Coreia e Silva disse que não comenta porque não viu nem analisou os dados, mas que o Governo/país “continua fortemente empenhado em ser uma democracia de referência”.
De acordo com o relatório divulgado hoje, Portugal, é o país lusófono mais bem posicionado no “ranking”, mas caiu de 8.03, em 2019, para 7.90, em 2020, ao descer da 22ª para a 26ª posição, pelo que passa a constar do grupo dos países catalogados como “democracias imperfeitas”.
Já o Brasil subiu da posição 52ª para a 49ª, passando de 6.86 para 6.92 pontos, Cabo Verde desceu da 30ª para a 32ª posição e Timor-Leste perdeu três lugares, ao descer do 41ºº para 44.º e de uma pontuação de 7.19 para 7.06.
Ainda assim, Cabo Verde afigura-se o segundo país mais bem classificado na África Subsaariana, sendo que as ilhas Maurícias prontificam-se como a única “democracia plena”, de acordo com o índice.
Em relação aos restantes países lusófonos, a Guiné-Bissau manteve a sua pontuação de 2.63, tendo, entretanto, subida uma posição no índice, passando a ocupar o147º lugar.
Assim como a Guiné Bissau, Angola, Moçambique e Guiné Equatorial continua inseridos no grupo de “regime autoritários”, com Angola a cair de 3.72 para 3.66, seguida de Moçambique ao passar de 3.65 para 3.51, ao passo que a Guiné Equatorial manteve os 1.92 pontos ao subir, entretanto, da posição 161 para a 160.
Já em relação a São Tomé e Príncipe não há qualquer registo de avaliação neste índice.
O Índice da Democracia é elaborado anualmente pela The Economist Intelligence Unit, associada a publicação britânica The Economist, com o objectivo de medir os níveis de democracia em 167 países e territórios.

Dans la même catégorie