MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité

Cabo Verde/Embaixador Camilo Leitão da Graça promete “reforçar” as relações entre Cabo Verde e Guiné Bissau


  5 Février      31        Diplomatie (1768),

 

Bissau, 05 Fev 21 (ANG) – O diplomata Camilo Leitão da Graça disse hoje que a sua nomeação como primeiro embaixador residente na Guiné Bissau é “uma responsabilidade, mas não acrescida” e prometeu “reforçar as relações” entre Cabo Verde e Guiné Bissau.

Instado sobre as suas prioridades, enquanto representante da Cidade da Praia em Bissau, o diplomata de carreira deixou entender que vão no sentido de “reforçar as relações instituições”, sublinhando que tanto Cabo Verde como Guiné tem “alguma coisa a dar um ao outro”, sobretudo na parte comercial.

Apontou a formação e as trocas comerciais como uma das suas prioridades, enquanto embaixador.

Entretanto, disse que o comércio entre dois países vai depender das linhas marítimas e aéreas directas entre os dois países.

Camilo Leitão da Graça fez essas considerações à imprensa, à margem do acto da sua tomada de posse, o qual foi presidido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades e da Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

Prometeu, por outro lado, criar um “ambiente de esperança” à comunidade cabo-verdiana residente na Guiné-Bissau, para que se integre “cada vez melhor” na sociedade guineense.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades deve visitar, no final deste mês, a Guiné-Bissau para preparar a visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, segundo ele, está prevista para “breve”.

Anunciou que neste fim-de-semana Cabo Verde pode receber a visita da ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, portadora de uma “mensagem especial” do chefe de Estado bissau-guineense e que vai ser uma oportunidade para se acertar sobre qual será a “melhor oportunidade” para a visita de Ulisses Correia e Silva.

Guiné-Bissau é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e a leste, e com o Oceano Atlântico a oeste. O território guineense abrange 36.125 quilómetros quadrados de área, com uma população estimada de 1,6 milhão de pessoas.

O Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ do país é um dos mais baixos do mundo. É membro da União Africana, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Organização para a Cooperação Islâmica, União Latina, Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Francofonia e da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.

Dans la même catégorie