MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre) APS SENEGAL-SOCIETE / Plaidoyer pour que le 26 septembre soit déclaré jour férié ANP Lutte contre la délinquance financière : Près de 43 milliards de CFA recouvrés par la CoLDEFF à la date du 19 avril APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien

Deputados elaboram Lei para endurecer medidas de combate ao alcoolismo no País


  10 Février      24        Politique (25319),

 

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 10 Fev. 2021 (STP-Press) – A 5ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional São-tomense, auscultou esta-terça, a ministra da Educação, Julieta Rodrigues, para colher contributos, visando a elaboração de uma Lei que reforçará a penalização contra os amantes de bebidas alcoólicas em São Tomé e Príncipe.

A Deputada Celmira Sacramento e Vice-Presidente da 5ª Comissão especializada da Assembleia Nacional que, esta comissão tem na forja a elaboração de uma Lei que visa reforçar a penalização contra os amantes de bebidas alcoólicas em São Tomé e Príncipe.

Segundo a Deputada e Vice-Presidente da 5ª Comissão Especializada, Celmira Sacramento, a audição a ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, visou “recolher alguns imputes para enriquecer o nosso trabalho” nomeadamente de elaborar uma nova Lei de combate as bebidas alcoólicas no País.

De acordo com a mesma, a ideia visa reforçar a Lei potenciando-a com mecanismo de controlo na venda e consumo de bebidas alcoólicas em São Tomé e Príncipe.

A ministra Julieta Rodrigues à saída da audiência reconheceu que a situação “é bastante delicada” e que várias situações de consumo de álcool, entre professores e alunos foram sancionadas a luz dos Estatutos de Carreira Docente.

Nessa audiência com a ministra, aflorou-se também a situação de assédio sexual nas escolas, as quais traduzem-se em gravidez precoce em alunas, algumas ainda de menor idade.

Rodrigues, apontou o Liceu Mé-Xinhô, no centro-norte da Ilha de São Tomé, no Distrito de Lobata como a mais visada no número de alunas em situação de gravidez, algumas das quais bastante precoces.

“Há Distritos e escolas […] nomeadamente Liceu Mé-Xinhô (no Distrito de Lobata) onde se apresenta um número elevado de alunas em situação de gravidez”, disse.

Nesta unidade escolar pré-universitária estão inscritos mais de dois mil alunos do Distrito de Lobata, com uma dimensão territorial de 105 Km2 comportando mais de 17 mil habitantes.

Além da ministra da Educação e Ensino Superior, já passaram pela 5ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional, diversas individualidades, das quais o ministro do Trabalho, Família e Formação Profissional, Adlander Matos.

A 5ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional se encarrega de questões respeitantes ao Género, Família, Coesão Social, Juventude, Desporto e Comunicação Social.

Dans la même catégorie