APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

Brava: CEFP pretende trazer formações de nível I para beneficiar jovens com escolaridade inferior ao 8º ano


  11 Février      26        Education (7124),

 

Nova Sintra, 11 Fev (Inforpress) – O director do Centro de Emprego e Formação Profissional da região Fogo e Brava (CEFP) disse que pretendem trazer cursos do nível I para a ilha Brava como forma de beneficiar e qualificar jovens que não completaram o 8º ano.
Em declarações à Inforpress,esta quarta-feira, António Cardoso avançou que já possuem em agenda duas opções de formações, nomeadamente “Pintura de construção civil” e a “Carpintaria”.
Segundo a mesma fonte, o intuito é “atender as necessidades específicas da ilha, sobretudo para um segmento da população que não completou o 8º ano e que ficam sem a possibilidade de fazer uma formação de nível mais alto”.
Em relação à carpintaria, este responsável sublinhou que na Brava, há algo nesta área de “tradição muito forte” que querem resgatar.
“Queremos resgatar os mestres artesãos construtores de barcos, porque a Brava já foi uma ilha referência no Atlântico de construção e reparação naval”, disse António Cardoso.
Realçou que esta potencialidade ainda se encontra na Brava, só que adormecida. E antes que os mestres construtores desapareçam fisicamente, pretendem aproveitar estes conhecimentos e aproveitá-los para fazer a construção de barcos e botes nas “dimensões certas”, que não entram em conflitos com a lei.
“Pensamos construir botes com mais de 6 metros, equipados com equipamentos de segurança, de localização e com equipamentos de salva-vidas para que os pescadores e todos aqueles que ganham o seu dia-a-dia no mar possam fazê-lo com a segurança garantida”, enfatizou.
Para este responsável, esta é uma forma que o CEFP encontrou juntamente com parceiros locais na Brava para permitir que a ilha tenha um certo patamar de desenvolvimento, à semelhança de outras ilhas e municípios.

Dans la même catégorie