AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

HAN vai investir mais de cinco mil contos na aquisição de equipamentos para serviços de Pediatria e Maternidade


  12 Février      28        Santé (15315),

 

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – O PCA do Hospital Agostinho Neto (HAN) anunciou hoje que o hospital vai investir mais de cinco mil contos na aquisição de equipamentos paras os serviços de Pediatria e Maternidade, visando reforçar a sua política de humanização.
Imadueno Cabral fez o anúncio em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de entrega do parque infantil de recreio e lazer para as crianças internadas no Serviço de Pediatria do hospital central, enquadrada do Dia Mundial do Doente e que tem o patrocínio do Internacional Investiment Bank (IIB).
Segundo o responsável, além deste investimento que será feito no decorrer deste ano, o HAN, no quadro da sua política de humanização, vai institucionalizar a terapia familiar no contexto da prestação de cuidados de saúde aos doentes internados.
“Os equipamentos vão possibilitar a melhoria na assistência ao doente, mas sobretudo no reforço das questões que tem a ver com a humanização do cuidado e segurança dos doentes. É um investimento de mais de cinco milhões de escudos, que vai permitir aos doentes, sobretudo aos acompanhantes, terem acesso a cadeiras para descanso, tanto no sector de Pediatria como da Maternidade”, realçou, acrescentando que será ainda criada uma equipa para a terapia ocupacional para melhorar o nível de prestação de cuidados de saúde.
Essas duas medidas, prosseguiu, vão reforçar aquilo que é a política da humanização, dinamizar a cultura de segurança e melhoria na qualidade de prestação dos serviços de saúde, colocando a família em primeiro lugar neste processo.
Informou ainda que serão reforçadas as acções de formação envolvendo as famílias dos internados, por forma a dotar-lhes de instrumentos necessários para garantir que o acesso das mesmas às estruturas de saúde seja feito da melhor forma possível.
“Nós queremos trazer a família para o hospital muitas vezes ficam a reclamar do atendimento e nós queremos também que os doentes se sintam em casa. É um trabalho conjunto e o papel do prestador tem a sua importância, mas a família tem uma importância muito grande no processo de tratamento dos seus familiares”, afirmou, apontando a criação e a dinamização da cultura da segurança do doente como aspectos prioritários do HAN.
O anúncio das referidas medidas de aquisição de equipamentos para os serviços da Pediatria e Maternidade enquadra-se também no âmbito do Dia Mundial do Doente, celebrado anualmente a 11 de Fevereiro.
A data foi instituída a 11 de Fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

Dans la même catégorie