ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H

Caso Alex Saab poderá pôr em causa a postura de Cabo Verde como um país de direito democrático – UCID


  16 Février      39        Société (44866),

 

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – O vice-presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) considerou segunda-feira que a detenção do venezuelano/colombiano Alex Saab poderá pôr em causa a postura de Cabo Verde “como um país de direito democrático”.
A UCID, segundo uma nota enviada à Inforpress pelo seu vice-presidente, Júlio de Carvalho, vem acompanhando, “com muito interesse”, o desenrolar dessa situação, por isso pede ao Governo que ausculte os partidos políticos e individualidades experientes sobre este caso.
“Considerando o impacto internacional que este assunto pode trazer para Cabo Verde, a UCID acha que não deve ser tratado com ligeireza e sem a contribuição dos outros partidos políticos e quiçá com auscultação de individualidades experientes e com reputação nacional e internacional, tratando-se a política externa um assunto amplamente aceite como de consenso nacional”, lê-se na nota.
Para a UCID, Cabo Verde, durante todo o seu percurso como uma nação independente, pautou sempre, e na medida do possível, por uma postura de “não-alinhamento rigoroso e posicionamento como País útil para resolução de conflitos”, na medida das suas possibilidades.
Entretanto, prosseguiu, hoje a UCID vê com preocupação que o País está a ter uma “tendência para alinhamentos”.
Este facto, segundo a mesma fonte, tem feito com que certos países explorem as fraquezas de Cabo Verde, utilizando factores de “pressão e puxando pelos seus interesses” em conflitos políticos e geoestratégicos particulares, com “completo desprezo” pelas instituições e interesses cabo-verdianos.
“O caso do senhor Alex Saab é testemunho acabado desta exploração, tentando as partes envolvidas num conflito que não é nosso arrastar o País para posições e interesses que também não são nossos” repudiou, culpando o Governo que, a seu ver, “por arrogância, incompetência ou outros interesses obscuros” não actuou “decididamente e em tempo”, para evitar que isso acontecesse.
Para Júlio de Carvalho, nem tudo está perdido, caso o Governo deixe que as instituições da justiça funcionem e “sem pressões” políticas internas ou externas.
“A UCID encoraja e exige do Governo que deixe claro a todos que para Cabo Verde o que interessa é o funcionamento independente das instituições judiciais, incluindo a nossa responsabilidade em relação ao tribunal regional de Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)”, disse, apelando a autoridade nacional a acatar as decisões judiciais que saem das instâncias judiciais da CEDEAO.
A UCID pediu ainda às autoridades que tenham em atenção “manobras diplomáticas obscuras, pressões de qualquer tipo ou promessas truculentas e descabidas que não surtirão efeitos”.
“Outra vez repetimos que neste processo, Cabo Verde aplique a lei da República, e com respeito pelo direito internacional que inclui convenções e tratados multilaterais e bilaterais de que somos parte. Há, pois, que aproveitar esta situação para exemplarmente afirmar o nosso Estado como de Direito Democrático”, rematou.
Alex Saab Morán foi detido no dia 12 de Junho, na ilha do Sal, e aguarda desde o dia 16 de Julho o final do processo de extradição para os Estados Unidos.
AM/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie