AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien) MAP L’armée nigériane tue 192 terroristes présumés en une semaine AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70%

SISCAP é um sindicato que granjeou respeito e credibilidade porque fez do diálogo a sua principal ferramenta – presidente


  16 Février      21        Politique (25314),

 

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – O presidente do SISCAP afirmou hoje que passados 29 anos de existência, o SISCAP é sindicato que granjeou respeito, notoriedade e credibilidade porque fez do diálogo a sua principal ferramenta na luta pelo direito e defesa dos trabalhadores.
O líder do Sindicato da Indústria, Serviço, Comércio, Agricultura e Pesca (SISCAP), Eliseu Tavares, fez estas afirmações, em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de comemoração do 29º aniversário do sindicato, realizada esta terça-feira, na Cidade da Praia.
Passados quase três décadas de existência, Eliseu Furtado salientou que o sentimento que reina é o de dever cumprido, de várias lutas sindicais, vitórias e que, não obstante os constrangimentos, conseguiu sobreviver e lutar da melhor forma pelo direito dos trabalhadores.
“O SISCAP nasceu num momento conturbado, a 16 de Fevereiro de 1992, altura em que estávamos no auge da democracia, liberdade, dos direitos e o SISCAP nasceu exactamente de uma luta que na altura se tentou travar para fazer desaparecer a UNTC-CS”, lembrou, acrescentando que na altura, os dirigentes se juntaram para fazerem valer não só os direitos da central sindical como também de outros sindicatos associados.
De acordo com o sindicalista, o balanço das actividades desenvolvidas de 2016 a 2020 é “positivo”, porque sustentou, foram travadas inúmeras batalhas sindicais envolvendo várias instituições, frisando, entretanto, que a não actualização salarial assumida pelo actual Governo nos últimos quatro anos e falha no compromisso de garantia de 45 mil postos de trabalho são aspectos negativos para o SISCAP.
No entanto, apesar dos ganhos alcançados, admitiu que o SISCAP enfrenta ainda vários desafios, destacando o voluntariado existente no seio dos dirigentes sindicais, a sustentabilidade de muitos sindicatos para cumprirem na íntegra a sua missão.
Defendeu a necessidade de haver mais consciencialização por parte dos trabalhadores sobre a importância da sindicalização por forma a terem a garantia da defesa e respeito dos direitos laborais, acrescentando que a união faz a força no alcance de resultados positivos e na melhoria do exercício do sindicalismo em Cabo Verde.
Eliseu Tavares lamentou ainda as consequências da pandemia de covid-19, que afectou vários trabalhadores e empresas principalmente o sector da hotelaria e turismo, afiançando neste sentido, que o SISCAP irá continuar firme na luta pelo direito dos trabalhadores dos vários sectores do país.
Avançou, por outro lado, que o SISCAP traçou para os próximos tempos metas ambiciosas no contexto da luta sindical, realçando que estão a trabalhar para ter uma abrangência nacional e aumentar o número de associados que neste momento ronda os 15 mil, sendo 8 mil activos.
“Pensamos que as situações de crises são também situações de oportunidades, porque nas crises temos a oportunidade para melhorar e é o que estamos a fazer a cada dia. O SISCAP é um sindicato ainda do âmbito regional, mas estamos em franca expansão e uma das coisas que propomos fazer é tornar o SISCAP de âmbito nacional”, referiu o sindicalista.

Eliseu Tavares perspectiva que com o aumento do número de associados será possível garantir a sustentabilidade do sindicato e uma melhor actuação do mesmo na luta sindical.

Dans la même catégorie