- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

25 Mulheres participam no curso de Árbitros de Futebol em São Tomé e Príncipe

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 17 Fev. 2021 (STP-Press) – Arrancou na última, segunda-feira, na Cidade de São Tomé, uma formação técnica para árbitros de futebol 11, dos quais tomam parte 25 mulheres.

Esta acção de capacitação técnica que decorre nas instalações do Centro de Estágio da Federação São-tomense de Futebol, FSF, na Vila Maria, terá a durante de cinco dias.

Dos participantes do curso orientado por especialistas financiados pela FIFA, destaque para mulheres (todas São-tomenses), para as quais viabilizou-se competência física e académica para os devidos efeitos.

De acordo com Luís d’Alva, Vice-presidente da FSF que presidiu a cerimónia de abertura do curso, trata-se de uma iniciativa que visa a preparação a médio prazo da época desportiva em São Tomé e Príncipe.

Além de noções básicas da Lei do Jogo, os participantes vão fazer também uma abordagem do conceito do desporto colectivo, mormente o futebol.

A propósito, Nino Monteiro, líder da FSF da havia dito a Rádio Nacional, que a sua instituição está em concertação com o Ministério da Saúde com vista a encontrar modalidades próprias visando o arranque de Futebol em São Tomé e Príncipe.

Monteiro acrescentou que do lado da FSF as condições logísticas estão criadas, das quais, equipamentos desportivos para os 36 Clubes filiados na FSF.