MAP Soudan: L’ONU appelle à redoubler d’efforts en faveur de la paix MAP Le Maroc parmi les pays amis sur lesquels compte le Mali pour la poursuite de sa reconstruction (PM malien) MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1

Dom Arlindo Furtado apela aos cristãos para aproveitarem a Quaresma para sua transformação


  18 Février      28        Religion (1310),

 

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O cardeal e bispo da Diocese de Santiago apelou quarta-feira aos cristãos católicos para aproveitarem o período da Quaresma, que hoje se inicia e se prolonga por 40 dias, para promoverem a sua “transformação e conversão”.
Na sua mensagem alusiva ao início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, Dom Arlindo Furtado lembrou que trata de um tempo de penitência em que todos são chamados reflectir sobre sua vivência em confrontação com a palavra de Deus.
“É preciso meditar. É o confronto da nossa vida com a palavra de Deus que provoca em Deus essa consciência de limites, de falhas e a necessidade de mudança, de arrependimentos das nossas falhas que não nos ajuda a ser perfeitos, e a fazer o esforço de renovação com o processo de conversão”, disse.
“É o esforço de penitência, esse empenho que eu faço para ser melhor superando os meus defeitos na relação com Deus, no relacionamento comigo mesmo e na relação com os outros e na forma como eu lido com a natureza com o ambiente”, acrescentou
Por isso afirmou que o período da Quaresma deve ser aproveitado por parte dos cristãos católicos para melhorar a sua relação com Deus, melhorar a sua relação com o próximo, empenhar mais no processo de formação e Dom Arlindo Furtado apela aos cristãos, para que chegando a Páscoa todos estejam “num nível melhor de comunhão” com Deus e com o próximo.
“Quaresma é um tempo favorável que não deve ser desperdiçado. Apesar da covid-19, apesar de todas limitações e de todos os desafios somos todos convidados a viver a nossa fé, a nossa quaresma, a nossa relação, o nosso combate com sentido de esperança”, sustentou Dom Arlindo Furtado.
A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
Dura 40 dias, começando na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (a semana que antecede a Páscoa).
Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.

Dans la même catégorie