MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Fogo: Agricultores aguardam retirada do IVA e taxa da RTC das facturas de consumo de água


  18 Février      29        Agriculture (4121),

 

São Filipe, 18 Fev (Inforpress) – Os agricultores da ilha do Fogo aguardam pela retirada do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) e da taxa da Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC) das facturas de consumo de água para a rega.
Esta é uma das preocupações manifestadas pelos agricultores ao presidente da União Cabo-verdiana e Democrática (UCID), António Monteiro, durante os contactos estabelecidos com os homens do campo.
Segundo o mesmo, o Governo tinha anunciado que iria retirar o IVA e a taxa da RTC das facturas de água para agricultura, mas tal ainda não aconteceu e está a dificultar algumas pessoas, porque somando os valores das duas componentes, o mesmo terá um peso enorme na factura e reduz a capacidade dos agricultores de poderem ter mais rendimento e viver melhor.
Esta questão, sublinhou, pode ter o efeito de “bola de neve” na economia mais sustentada e na criação de riqueza para estas famílias.
Além da retirada do valor do IVA e da taxa da RTC das facturas, ainda no domínio de água, António Monteiro disse que em algumas localidades as pessoas reclamaram da falta de água, sobretudo nas zonas altas da ilha do Fogo, como Campanas de Cima, destacando que é preciso que o Governo preste atenção a esta situação para que estas famílias possam ter uma qualidade de vida melhor do que aquela que tem neste momento.
Com relação a Campanas de Cima, extremo norte do município de São Filipe, António Monteiro apontou a necessidade de se ter um posto sanitário com um enfermeiro para que as pessoas possam ser atendidas na própria comunidade e não ter de percorrer quase 30 quilómetros para chegar a São Filipe.
Quanto à estrada que liga Chã das Caldeiras/Piorno/Campanas de Cima, o presidente da UCID indicou que faltam aproximadamente três quilómetros e meio para finalizar a estrada, mas que neste momento a obra encontra-se parada.
Este político desconhece a razão da paralisação das obras já que não teve informações relativas a esta questão, salientando que as pessoas apenas lhe informaram que a obra se encontra paralisada há algum tempo.
“O Governo que tanto criticou o governo anterior por não ter fechado o anel vai deixar uma semi-reta sem completar o anel. É preciso prestar atenção para que as pessoas possam ter o acesso, que faz muita falta e com o aproximar da chuva pode criar grandes problemas”, disse António Monteiro.

Dans la même catégorie