APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Colmeia quer respostas adequadas para pessoas que sofrem com transtorno do espectro do autismo


  19 Février      28        Société (45064),

 

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – A presidente da Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais (Colmeia), Isabel Moniz, exigiu dos poderes públicos mais compromissos e respostas para as pessoas que sofrem com o transtorno do espectro do autismo (TEA).
Isabel Moniz fez essa consideração em declarações à Inforpress quinta-feira a propósito do Dia Internacional da Síndrome de Asperger que se assinala hoje, 18 de Fevereiro, uma data cujo objectivo é conscientizar a sociedade a respeito dessa síndrome, que é uma condição neurobiológica que faz parte do transtorno do espectro do autismo e é classificado como uma forma mais branda do quadro de autismo.
“Com a pandemia as pessoas que vivem com esta condição de vida suas rotinas mudaram completamente, o acompanhamento quase que nulo e ficaram em casa entre familiares. Porém os que não têm famílias com condições de os apoiar na sua aprendizagem, o apoio psicológico e o acompanhamento tornou-se mais difícil”, disse.
Segundo Isabel Moniz, a Colmeia exige mais respostas em termos profissionais para pessoas que vivem com este tipo de síndrome, pelo que espera mais acção do poder público para maiores respostas a este tipo populacional.
Os TEA reúnem desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância.
São definidos por um conjunto de comportamentos que variam em grau e gravidade e é marcado por três características principais: dificuldade de socialização; alterações comportamentais como manias, acções repetitivas, apego excessivo a rotinas, interesse intenso em coisas específicas e, por último, dificuldades de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos.
A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento humano que atinge as habilidades de interação social. Apesar de apresentar diferentes graus, geralmente os seus portadores têm dificuldades em fazer amigos, entender as sutilezas da comunicação e aceitar novas rotinas.O Dia Internacional da Síndrome de Asperger, que se assinala a 18 de Fevereiro, foi escolhido por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno.
Pessoas com Síndrome de Asperger tem a capacidade de dominar as áreas de conhecimento em que se especializam, têm interesses intensos e são altamente focados. E esse é um dos motivos que as levam ao sucesso profissional. É o caso do Lionel Messi, jogador de futebol; Michael Phelps, nadador profissional; Van Gogh, pintor; Greta Thunberg, activista líder no movimento contra as mudanças climáticas, entre outros.
Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo. Em Cabo Verde, segundo a Colmeia, não existe dados para se quantificar quanto pessoas têm a síndrome de Asperger.
PC/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie