AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo

IPC vem trabalhando na edificação de um Centro de estudo da língua cabo-verdiana – Directora


  19 Février      30        Santé (15315),

 

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress)- A directora do Património Imaterial garantiu quinta-feira que o Instituto do Património Cultural (IPC) vem trabalhando para a edificação do Centro de Estudo da Língua cabo-verdiana nas suas mais variadas dimensões, no âmbito do plano de valorização dessa língua.
Sandra Mascarenhas deu esta garantia à imprensa, no âmbito da conferência sobre o tema “Aprendizagem da língua Cabo-verdiana e padronização da escrita”, realizada pelo IPC, em parceria com técnicos da diáspora, para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna, que se assinala no dia 21.
Devido à pandemia da covid-19, o IPC deu prioridade, durante o ano de 2020, a edificação dos centros de estudos da morna, mas garantiu que os centros de estudos da língua serão a próxima prioridade desta instituição.
“Obviamente, que terá que haver um centro de estudo da língua para dar a língua a dimensão que deve ter no nosso contexto arquipelágico. Falta, exactamente, identificar onde verdadeiramente será esse centro, mas é um caminho lógico e é para lá que caminhamos e penso que muito rapidamente estaremos a edificar ou a reabilitar um centro de estudo da língua”, assegurou.
Ainda no âmbito do plano de salvaguarda da língua, o IPC vem trabalhando, desde 2019- ano em que língua cabo-verdiana foi elevada a património nacional, na sua valorização, começando pela edição de obras ligadas às tradições orais.
“Nós temos apostado, sobretudo, nisto. Temos trabalhado a língua sob o ponto de vista do património imaterial, esquecendo, por um lado, a oficialização, pensando na padronização, mais do que tudo, que é o quê nos interessa, a padronização e a valorização e o reconhecimento da língua como tal”, disse, realçando que essas conferências servem para criar as bases para que continuem nesta senda de inventariar e salvaguardar a língua.
Conforme explicou, cada vez que inventariam o património imaterial acabam por inventariar a língua, por isso está previsto o lançamento do “Corsário dos termos de património imaterial”, pensando na forma como o crioulo promove a salvaguarda e serve de veículo a esses patrimónios imateriais.
Sandra Mascarenhas adiantou que até ao final do ano, a língua crioula será associada às festas de São João, assim como já foi associada à morna, e depois será a vez do funaná e do batuco, cujos trabalhos serão iniciados na próxima semana.
O evento, que teve como palco a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia, transmitido via plataforma zoom, contou com a participação de personalidades ligadas ao ensino da língua cabo-verdiana, no País e na diáspora (EUA, Portugal, França).
AM/JMV
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie