Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao

Candidato presidencial defende “expurgação” do preceito de pluri-nacionalidade da Constituição


  19 Février      22        Politique (25314),

 

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – O candidato presidencial Hélio Sanches defendeu hoje que deve ser “expurgada” da Constituição da República (CR) o preceito de “pluri-nacionalidade” que impede que cabo-verdianos nessas condições concorram ao cargo de Chefe de Estado.

Hélio Sanches que se diz “solidário” com Marcos Rodrigues, emigrante cabo-verdiano que tem dupla nacionalidade e, por isso, está impedido de concorrer às eleições presidenciais de Outubro próximo, alega que a contribuição da diáspora não deve resumir-se ao envio de remessas.

“Considero legítima a ‘luta’ que o Dr. Marcos Rodrigues vem travando para conseguir expurgar da Constituição da República o preceito de “pluri-nacionalidade” que poderá impedi-lo de se candidatar à Presidência da República”, indicou Sanches.

Para este candidato presidencial, é “excessivo” fazer constar da CR tal impedimento, pelo simples facto de um candidato ter, para além da nacionalidade cabo-verdiana, uma ou mais nacionalidade estrangeira.

Em declaração à Inforpress, disse que excluir os emigrantes de se candidatarem às eleições presidenciais “pode configurar uma violação da própria CR, nomeadamente a violação do princípio da não discriminação”.

Instado se estaria disponível a promover a revisão da Constituição, em ordem a expurgar da lei-mãe o preceito de pluri-nacionalidade, admitiu que podia fazer isto, mas que, neste momento, já é tarde, tendo em conta que a legislatura está, praticamente, no fim e não será candidato a deputado nas eleições legislativas de 18 de Abril próximo.

“Os nossos emigrantes, quase sempre e por razões de conveniência pessoal, têm necessidade de outras nacionalidades para a sua melhor integração no país de acolhimento”, enfatizou Hélio Sanches.

Na sua perspectiva, a “pluri-nacionalidade” é uma questão de “conflito de nacionalidade” que pode ser resolvida no quadro do Direito Internacional Privado, sem a renúncia da nacionalidade estrangeira.

“Existem jurisprudências internacionais interessantes nesta matéria”, apontou, advogando que, no caso de Cabo verde, devem ser encontradas “as melhores soluções políticas e jurídicas” que permitam a “total e plena participação” da sua diáspora na vida política.

Hélio Sanches reiterou hoje à Inforpress que a sua candidatura presidencial é para prosseguir e que “está fora de questão uma eventual desistência”.

Foi o primeiro a anunciar oficialmente a sua intenção de concorrer às presidenciais deste ano, respondendo, assim, ao desejo de um grupo de cidadãos que o querem ver na Presidência da República, que se designou Movimento de Apoio à Candidatura de Hélio Sanches a Presidente da República (MACHS).

Hélio Sanches é, actualmente, deputado nacional eleito nas listas do Movimento para a Democracia (MpD, poder) e também líder do grupo parlamentar da África Ocidental no Parlamento Pan Africano.

Advogado e consultor jurídico de profissão, já foi director-geral do Património do Estado, secretário-geral do Governo de Cabo Verde e membro da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde, entre outras funções desempenhadas ao longo dos anos.

Até ao momento, além de Hélio Sanches, duas personalidades posicionaram-se como candidatos às eleições presidenciais de Outubro, nomeadamente, o antigo chefe do Governo e ex-presidente do MpD, Carlos Veiga, e o jornalista e professor universitário, Daniel Medina.

Dans la même catégorie