AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Política/ʺQuatro deputados da APU-PDGB continuam fiéis ao acordo de incidência parlamentar assinado com PAIGCʺ diz líder de bancada parlamentar


  25 Juin      74        Politique (25167),

 

Bissau, 25 Jun 21 (ANG) – O Líder da Bancada parlamentar da Assembleia do Povo Unido- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) reafirma que os quatro deputados daquela formação politica continuam fiéis ao acordo de incidência parlamentar assinado com o Partido Africano para Independência da Guiné-Bissau e Cabo-Verde até a data presente.
Marciano Indi falava em entrevista à Agencia de Noticias da Guiné sobre a fidelidade do refirido acordo assinado entre as duas formações politicas, após as eleições legislativas de 2019.

ʺDesde que nosso partido APU-PDGB assinou o acordo com o PAICG e nós deputados de APU, os quatro na altura prometemos respeitar o acordo e vamos continuar a respeitá-lo”,prometeu.

Acrescentou que as acções e comportamento dos quatro deputados na Assembleia Nacional Popular demonstra que estão ainda fiel ao acordo e continuam alinhados sempre as posições do PAIGC.

Por isso, sustentou que desde que foi posto em causa o governo democraticamente eleito pelo povo, participaram nas reivindicações promovidas pelo partido vencEdor das legislativas.

Marciano Indi referiu que quando houve desentendimento no seio do partido e o presidente da APU decidiu abandonar a votação do programa, os quatro deputados acharam que não podiam fazer o mesmo, por não ser justo.

Acrescentou que o PAIGC deu a APU cinco pastas de governação entre as quais, três ministérios e duas secretarias de Estado, para além de direcções gerais, e mais as funções de primeiro vice-presidente da ANP na pessoa de presidente de APU, facto que levou o partido a assinar o acordo com o PAIGC.

ʺComeçamos a funcionar no parlamento, se vier o programa do governo ao qual os nossos ministros fazem parte, e o partido não chegou de reunir para analisar o acordo e dibiliberar sobre a continuidade ou não, eu como líder da bancada não tenho nada a dizer, a não ser instruir os deputados a cumprirem a decisão do partido,que passa pela aprovação do programa apresentado na altura pelo governo ao qual faz parte elementros do PAIGC, APU-PDGB, PND e da União para Mudança”, explicou.

Disse que, simplesmente cumpriram com aquilo que está estabelecido no partido, assim como no acordo e que até hoje continuam a respeitar o acordo mesmo que o PAIGC não esteja na governação, devido a situação que todos conhecem.

Aquele responsável disse que estão a fazer a oposição construtiva para apoiar, e que tem chamado a atenção aos governantes sobre o que está mal, porque, segundo disse, o seu desejo maior é “ver a Guiné-Bissau progredir”.

Indi referiu que não é ambição de poder, e que se fosse poderiam participar em outros governos ou até no actual, visto que foram convidados mas que recusaram,por causa do acordo com o PAIGC, que, segundo dizem não deve ser posto em causa.

ʺO partido não pronunciou sobre aquilo, não posso colaborar para não pôr em causa a própria decisão do partido. Se a água é maior que a farinha, as coisas ficam como são. Estamos a acompanhar a evolução da situação politica no país. O problema que existe na ANP reside no incumprimento da lei disse”.

Dans la même catégorie