ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024 ACI Afrique/Football: Les Lions de l’Atlas remporte la Can Futsal 2024 ACI Afrique/Football: La Caf annule le match aller de la Coupe de la Confédération opposant l’Usm Alger à Rsb ACI Congo/Société: Les autorités concernées par la déclaration des conflits d’intérêts appelées à se conformer à cet acte ACI Afrique/Médias: Vers la création d’une plateforme spécialisée dans la vérification des faits ANG Transporte Marítimo/”Portugal vai instalar sistema de monitorização de embarcações da Guiné-Bissau”, diz PCA do IMP ANG Comunicação Social/ FAAPA capacita mais de 20 jornalistas de agências de notícias de países membros sobre “Verificação de Factos” em Rabat ACI Congo/Numérique: Plaidoyer pour la construction d’un incubateur à l’Internet haut débit gratuit pour les jeunes MAP Rabat: hommage posthume à l’écrivain congolais Henri Lopes MAP Addis-Abeba: Le Forum régional africain sur le développement durable entame sa 10e session avec la participation du Maroc

Cinema: Ministério da Cultura financia em “mais de um milhão de escudos” o DjarFogo Internacional Festival


  8 Novembre      44        Cinéma (432),

 

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O Ministério da Cultura vai disponibilizar o montante de um milhão e duzentos mil escudos para a primeira edição do DjarFogo Internacional Festival, uma iniciativa que o Governo considera importante para o relançamento do sector pós-pandemia.

O anúncio foi feito durante a assinatura do protocolo entre o ministro da Cultura e das Indústrias, Abraão Vicente, e o representante da Txam Film & Visual Arts,Lda, Guemysson Pires.

Na ocasião, o governante realçou a importância da participação da tutela na realização deste primeiro festival, que segundo apontou acontece em “condições excepcionais” devido a pós-pandemia.

“Estamos a relançar todos os editais do Ministério da Cultura e todo o processo de financiamento”, assinalou o ministro.

Abraão Vicente avançou que o ministério que dirige decidiu, através da Lei do Cinema e da alteração da cópia privada, que o cinema seria financiado pelo Estado, através do Núcleo Nacional de Cinema (Nunac), frisando a intenção de fazer com que os membros girem os valores que são disponibilizados para o cinema cabo-verdiano.

“Também agradecer a disponibilidade da Nunac em permitir esse financiamento excepcional, através desse protocolo, no sentido de nós também acreditarmos que esse festival pode ser uma importante alavanca numa outra região do País, que não seja Praia e São Vicente”, reforçou o ministro.

Por outro lado, sublinhou ser importante a Nunac não desperdiçar as verbas que são alocadas, sendo que até este momento, do montante disponibilizado, pouco foi utilizado.

“As verbas não disponibilizadas perdem-se no Orçamento do Estado, portanto faço um apelo para que haja um forte engajamento, um acelerar de processos para que essa verba chegue aos produtores”, acrescentou.

O protocolo de parceria entre o Nunac e o DjarFogo Internacional Festival consiste na colaboração e integração de ambos para o desenvolvimento e projecção do cinema e do audiovisual nacional.

O contrato destina-se a apoiar financeiramente nesta primeira edição a logística do evento no que toca às viagens nacionais e internacionais.

Dans la même catégorie