ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech

São Vicente: Produtor José da Silva diz que ainda não foi dada “devida atenção” ao museu Cesária Évora


  17 Novembre      96        Musique (511),

 

Mindelo, 17 Nov (Inforpress) – O produtor e também presidente da Associação Cesária Évora, José da Silva, acredita que ainda não foi dada a “devida atenção” ao projecto de construção de um museu sobre a “maior artista” de Cabo Verde.

Conforme José da Silva, mais conhecido por Djô da Silva, e foi também produtor da cantora, o maior desejo da associação era ter um “lugar digno”, em São Vicente, onde a artista nasceu e morreu, para que “todos que venham para Cabo Verde ao encontro de Cesária encontrem em boas condições”.

A ideia já foi apresentada, desde a sua morte, em 2011, ao Governo, embora haja “só intenções”, e continuem com esperança de ter um financiamento de nível internacional, segundo a mesma fonte, que falava hoje em conferência de imprensa, no Mindelo, para apresentar programação de homenagem em Dezembro para assinalar os dez anos sem a artista.

“Na nossa ideia, essa casa não seria somente uma casa de Cesária, mas, através dela mostrar a cultura de Cabo Verde”, explicou José da Silva, tomando como exemplo projectos internacionais de países que tiveram a “sorte” de terem artistas como Cesária Évora.

 Considerou ser isso que Cabo Verde deveria fazer e “deixar para trás as demonstrações só de interesse e passar para a acção”, isto porque, asseverou, ainda “não foi dada a devida atenção” à uma artista como Cesária Évora.

“Estamos num País em que a pressão popular praticamente não existe, se já existisse talvez este museu já estava feito”, advogou José da Silva, admitindo que quem tem mais a ganhar com a infra-estrutura seria São Vicente e que sozinho não pode fazer muito.

Entretanto, disse ter confiança que o projecto do museu vai avançar um dia, já que “o melhor de Cesária está por vir”, porque se algo “estoirar” sobre a cantora no estrangeiro, o País tem de seguir o exemplo.

José da Silva assegurou que as peças mais importantes do espólio da artista, apesar dos dez anos passados, ainda estão preservadas.

Cesária Évora que nasceu no Mindelo a 27 de Agosto de 1941 e faleceu 17 de Dezembro de 2011 na mesma cidade, foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana.

Foi apelidada de “rainha da morna” e conhecida como a diva dos pés descalços, com uma carreira que percorreu diversos palcos do mundo e com vários prémios arrecadados a nível nacional e internacional.

Dans la même catégorie