Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao

Morte do ex-futebolista Domingos Cá é uma perda irreparável para o desporto nacional”, diz DG do Desporto


  7 Décembre      61        Société (45061), Sport (12691),

 

Bissau, 07 Dez 21 (ANG) – O Director-geral do Desporto, disse hoje que a morte do ex- futebolista internacional guineense Domingos Cá, representa uma “perda irreparável” para a classe desportiva do país.

Alberto da Silva Dias que reagia assim à morte de Domingos Cá, em declarações à Agência de Notícias da Guiné (ANG), disse que é com muita tristeza que a Direcção Geral e a Secretaria de Estado da juventude e Desporto tomaram conhecimento do desaparecimento físico do ex-internacional Domingos Cá, no domingo.

Recordou que o malogrado para além de ser jogador, também foi Dirigente Desportivo e funcionário da Secretaria de Estado do Desporto.

“Estou a falar de uma personalidade que deixou grande legado pelo desempenho demostrado neste sector, através da sua dedicação empenho e amor pelo desporto que nunca escondeu enquanto estava de vivia”, afirmou Alberto da Silva.

Acrescentou que, ao longo do percurso da vida do falecido, ele nunca se hesitou a olhar para outras opções de vida, acrescentando que o malogrado dedicou e entregou toda a sua vida ao desporto.

Segundo o DG de Desporto, Domingos Cá, conhecido no meio familiar por Agundas, formou-se como técnico de futebol na República Federal de Alemanha, e regressou ao país e foi escolhido para treinar a Selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau (SNFG), tendo participado em algumas edições da Taça Amilcar Cabral.

“Foi Diretor-geral do Desporto, Chefe de Secretaria de Estado de Desporto, igualmente de Património do mesmo, e também dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB),” recordou o DG de Desporto.

A Secretaria de Estado de Juventude e Desporto está a diligenciar apoios para a familia enlutada.

Domingos Cá, natural de Bissau, falecido no passado dia 5 de Dezembro, em Portugal, aos 68 anos de idade, foi jogador, de longa carreira, na União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), teve várias internacionalizações na equipa principal da seleção nacional, e esteve igualmente uma temporada como técnico no Sporting Clube da Guiné-Bissau.

Ainda muito jovem dirigentes de Rio Ave, de Portugal vieram até Bissau buscá-lo para assinar o contrato em Lisboa. Em Portugal ainda jogou no Portimonense.
A ANG sabe de fontes familiares que os restos mortais de Agundas, vítima de doença prolongada, devem ser enterrados em Portugal, numa data por indicar.

Dans la même catégorie